[EXPOSIÇÃO VIRTUAL] PAISAGENS ABSTRATAS

“Quando alguns observam a arte abstrata, pensam nela como fruto do acaso ou da intuição. Embora esses dois elementos possam se fazer presentes, criações que não buscam ter o figurativo como referência surgem sempre de algum lugar. Passam pelas referências do artista, seja no estudo formal ou na vivência cotidiana, e por aquilo que ele deseja expressar, mesmo que não seja de maneira consciente. Uma obra artística é, portanto, um depoimento perante si mesmo e o mundo. O suporte do trabalho realizado em óleo sobre papel (31 x 43 cm), são folhas recicladas de um antigo calendário. A partir daí a pintura se concretiza. Isso envolve decisões técnicas e de ocupação do espaço. Assim a arte materializa a sua força criativa, em que a transpiração supera – e muito – a inspiração.” 
– Oscar D’Ambrosio

A série Paisagens Abstratas é composta por pinturas, tendo como suporte folhas recicladas de um antigo calendário. Começam sem nenhuma referência e vão tomando forma durante o processo. Para isso, uso várias ferramentas como: Sacolas plástica, plástico bolha, papelão, pincéis e até colher é usada como espátula. A tinta óleo proporciona um resultado satisfatório para a proposta.


Marcio França nasceu em Belo Horizonte e obteve, ainda garoto, conhecimento das tintas pintando carrocerias de caminhão, logo passando para o trabalho publicitário. Se mudou para Rondonópolis em 1992, quando, animado com a repercussão do movimento artístico mato-grossense, começa a pintar mais intensamente e, desde então, participa de várias exposições.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *