Céu das Cinco

A contemplação antecede a criação.

A série Céu das Cinco é uma homenagem ao céu, um convite a contemplação da natureza, dos ciclos, do silencio, da miudeza das coisas.

Esse trabalho tem sua raiz na infância, período mais criativo e fascinante do desenvolvimento humano. O movimento contemplativo que antecede as criações e brincadeiras infantis são fundamentais nesse processo: um não existe sem o outro. Para criar, é necessário contemplar; para contemplar, é necessário criar um momento no aqui e agora para concretizar algo, seja físico ou mental. As crianças sabem naturalmente da importância da contemplação; os poetas também sabem.

O período da infância sempre foi alvo de interesse de cientistas, filósofos, psicólogos, médicos, artistas. A criança, enquanto brinca, realiza sua própria existência, e é dessa maneira que ela conhece e se re-conhece no mundo. Ela observa as nuvens, o balançar das árvores, os insetos, as plantas, as pequenas coisas e seres, contemplando tudo que lhe atravessa de forma natural e fluida. Para ela, isso é uma forma de criação: a criatividade é uma condição fundamental do brincar.

Talvez devêssemos ser mais como as crianças. Elas vivem no tempo do já, no aqui e agora. Essa presença e sensibilidade, tão características desse período da vida, parecem se diluir ao longo da vida; vestimos a couraça de adulto e ficamos presas a ela enquanto a vida passa. Esquecemos que a vida é finita. Esquecemos que somos parte da natureza. Esquecemos de olhar, e muitas vezes nos assustamos com a velocidade das rugas.

Bachelard concretizou lindamente em seu livro ‘A poética do devaneio’ (1988) algo que gostaria de mencionar: uma infância em potencial habita em nós.


Ama Luna é psicóloga, fotógrafa e artista plástica. Atualmente mestranda no curso de Psicologia, Desenvolvimento e Políticas na Universidade Católica de Santos. Sua pesquisa busca refletir a relação entre a arte e a existência humana, sendo a criação artística um meio de nos aproximarmos de nós mesmos. Seus estudos sobre fenomenologia existencial, psicologia e arte propiciam uma prática profissional articulada entre ciência, arte e Saúde Mental, base do Laboratório de Fenômenos Artísticos, realizado na cidade de Santos.



Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$25,00 a R$80,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-9330, ou via direct na nossa página do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *