Manifesto pela Preservação de Nossa Cultura: um apelo à comunidade

Meu coração é SEPULTADO sem razão 

A razão do enterro do meu coração 

A razão não domina o coração 

Nós, comunidade artística de Canelas, reunimo-nos hoje para expressar a nossa profunda preocupação com a ameaça iminente à nossa cultura e identidade, causada pela proposta de construção de um grande viaduto. A nossa comunidade tem uma história rica e vibrante, enraizada em tradições, valores e laços com a terra que nos sustentam por gerações.

Agora, enfrentamos o que entendemos como uma ameaça para grande parte de tudo que amamos e valorizamos por aqui. Entendemos que o progresso é necessário e reconhecemos o papel dos avanços nas infraestruturas para o desenvolvimento de uma sociedade moderna e profundamente conectada. No entanto, alertamos às autoridades competentes a considerar as implicações destrutivas que a construção deste viaduto terá sobre a nossa comunidade. Já que ao cortar o tecido social e destruir as paisagens naturais, corremos o risco de perder, não apenas o nosso património físico, mas também a nossa identidade cultural única.

É através dos nossos antepassados e da nossa cultura local, que criamos as mais diversas raízes com a terra, elementos que desempenham um papel fundamental na formação da nossa identidade e na compreensão de quem somos como indivíduos e comunidades. Essa Terra que nos alimenta, que nos transmite conhecimento, e que nos acolhe.

São essas raízes que nos ligam ao solo e que tornam o território sagrado, pois este contexto, estende-se por longínquo caminho que ao longo da história atravessa gerações.  Quando reconhecemos a importância dessas raízes e dessa conexão, entendemos o território como algo sagrado. Ele carrega a história dos nossos antepassados e é um local onde podemos nos sentir enraizados e conectados. É onde construímos as nossas vidas, formamos as nossas comunidades e cuidamos do meio ambiente que nos rodeia. Valorizar e preservar asraízes culturais e a relação com a terra é essencial para manter a nossa identidade, respeitar a diversidade e promover a sustentabilidade ambiental. Ao honrar os nossos antepassados e a terra, estamos a construir um futuro mais consciente, equilibrado e harmonioso.

Apelamos às autoridades responsáveis e a todos aqueles que compartilham o amor por esta comunidade para que considerem alternativas à construção do viaduto. Propomos um diálogo aberto e inclusivo, no qual possamos expressar as nossas preocupações e ideias para encontrar soluções que não sacrifiquem esta cultura, esta terra. 

É essencial que a preservação da nossa cultura e identidade seja valorizada e protegida. Convidamos todos os membros da comunidade a unirem-se em solidariedade, fortalecendo a voz e procurando apoio de organizações locais, regionais e internacionais que possam apoiar esta causa.

Juntos, podemos encontrar maneiras criativas e sustentáveis de promover o progresso e o desenvolvimento sem comprometer a nossa herança cultural. O nosso objetivo é garantir que os nossos filhos e netos possam crescer em uma comunidade que valorize e celebre a identidade única, preservando a beleza natural que nos cerca.

Reafirmamos o nosso compromisso em defender a nossa cultura e o nosso ambiente, unindo-nos como uma comunidade resiliente e determinada. Somente através de uma ação coletiva e da consciencialização, sobre os valores intrínsecos da nossa comunidade, poderemos garantir a preservação da nossa cultura para as gerações futuras.

Que este manifesto sirva como um chamado a ação para todos os defensores da nossa comunidade. Juntos, podemos superar essa ameaça e preservar o que é verdadeiramente importante para nós. A nossa cultura merece ser protegida, a nossa terra merece ser respeitada e a nossa identidade merece perdurar.

A única invasão aceitável, são raios solares que penetram no nosso território, na nossa mente, no nosso coração.

Este é o manifesto não ao Ramal da ligação Canelas-Aveiro


 

Estação é um espaço cultural localizado na cidade de Canelas (Portugal), idealizado pela Junta de Freguesia de Canelas e pelo artista plástico Mário Afonso. O espaço tem o intuito de divulgar o trabalho de artistas nacionais e internacionais, de várias áreas artísticas, realizando exposições e oferecendo, à freguesia de Canelas, acesso gratuito a projetos culturais atuais.


Clique na imagem para mais informações!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações contidas nas edições selecionadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.

Clique na imagem para mais informações!
Clique na imagem para mais informações.

Um comentário

  1. Parabéns aos envolvidos pelo luta em prol do Patrimônio cultural, somente assim podemos conservar nossas raízes e identidade cultural!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *