Ara’puka Peró – Uma cartografia decolonial do Rio de Janeiro nos 200 anos da Indepedência

A obra busca trazer um olhar contra-hegemônico da história do Brasil, capturando imageticamente, através da fotografia, os símbolos do projeto colonial em suas formas de perpetuação no tempo. “Ara’puka” é uma palavra advinda da língua tupi-guarani e significa “armadilha”, “Peró” era como os povos originários chamavam os colonizadores portugueses. Portanto, “Ara’puka Peró“é significa em português “armadilha de branco” ou “armadilha de português”. Pelo fato do Rio de Janeiro ter sido a capital do país em todos os períodos da história do Estado (colônia, reino unido, império e república), a cidade carrega heranças e arapucas que estão espalhadas por diversos lugares. A exposição trata de tentar reunir essas arapucas, sendo uma obra de reflexão a respeito dos territórios que se tornaram cariocas e as armadilhas que naturalizam e glamourizam a barbárie, o genocídio, a riqueza e a dominação.


Caio Clímaco é fotógrafo documentarista e cineasta, bacharel em Ciências do Estado pela UFMG e formação técnica em audiovisual pela EICTV (Cuba), EMPA (Venezuela) e ABC (Rio de Janeiro). Realizou residência artística na Galeria de Arte Indígena Contemporânea de Jaider Esbell em Boa Vista – RR. Trabalha a fotografia a partir de uma perspectiva política, cartográfica e histórica, com o objetivo de interpretar e narrar a história do Brasil a partir de um olhar contra-hegemônico. Foi convidado a participar das atividades comemorativas dos 100 anos do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro em 2022, onde expôs sua última obra “Ara’puka Peró – Uma cartografia decolonial do Rio de Janeiro nos 200 anos da Independência”. Desenvolve temáticas relacionadas a defesa da diversidade étnica e cultural, a resistência, a iconoclastia, o antropoceno, a espiritualidade e a imigração. Considera e utiliza a fotografia como um instrumento de luta pela autonomia e emancipação humana através da construção e desconstrução da história e também como instrumento para defesa e preservação de territórios e difusão de memórias e identidades insurgentes.

@climacografia


Clique na imagem para mais informações!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações contidas nas edições selecionadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.

Clique na imagem para mais informações!
Clique na imagem para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *