Exposição Virtual – ABSIT LUMEN

Somos habitados pelos outros e pela sua memória como as pessoas habitam casas. A exposição Absit Lumen, da artista Bárbara Branco, é, assim, uma abordagem delicada à tentativa de compreender o que significa estar presente, que atmosferas reinam o interior dos outros, o que está por trás destes olhares que nunca se cruzam com o nosso.

Bárbara Branco é uma artista plástica/ilustradora nascida na África do Sul. Presentemente vive no Porto, cidade onde se licenciou em Artes Plásticas, especialidade em Pintura, pela Faculdade de Belas Artes do Porto e frequentou durante 8 anos uma Academia de Desenho Realista. Absit Lumen foi a primeira exposição da artista na Estação.

Juli
Ricky
Natacha

Durante a inauguração da exposição (em abril de 2019), no sentido de tornar mais agradável o ambiente e a degustação visual das obras de Barbara Branco, foi criado um programa musical que recorreu apenas à guitarra com recurso à repetição.

O artista convidado para performar o programa foi o guitarrista venezuelano Carlos Luz, licenciado em Música pela Universidade de Aveiro (DeCA), professor da Sociedade Recreativa e Musical Banda Bingre Canelense e músico nos projetos Aquarela e Banda às Riscas.

A paleta tímbrica mais direcionada para os graves foi escolhida com o intuito de encher a sala sem se impor ou distrair o espectador do tema apresentado, além de proporcionar um programa musical que partisse da improvisação até músicas do mundo, no qual decorreram picos de tensão que pudessem gerar continuidade ao ambiente agradável da experiência.

Desta forma, a música nunca se sobrepôs à imagem nem ao bem estar dos convidados, os quais puderam desfrutar ainda mais da experiência visual e recreativa, sem se confundirem no plano sonoro à sua volta.


Estação é um espaço cultural localizado na cidade de Canelas (Portugal), idealizado pela Junta de Freguesia de Canelas e pelo artista plástico Mário Afonso. O espaço tem o intuito de divulgar o trabalho de artistas nacionais e internacionais, de várias áreas artísticas, realizando exposições e oferecendo, à freguesia de Canelas, acesso gratuito a projetos culturais atuais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *