O conjunto de desenhos apresentados traz como principal sujeito os animais. Ilustrei-os em diferentes suportes, tais como a gravura em metal, caneta nanquim e grafite. Suas representações originam-se do meu gosto pessoal e de minha vivência próxima a eles. Apesar das diferentes técnicas, estes trabalhos buscam estudos em comum na área do desenho : trabalhei composição, diferentes formatos, hachuras, espaços negativos, entre outros pontos que considero importantes em minhas criações. Junto a esse objetivo, procurei em alguns casos a interação do animal com figuras humanas, como a ilustração da Garota Coruja e do Easter Vibes. Em outras, no caso das gravuras em metal, foi feita uma série buscando o estudo das técnicas de água tinta e água forte durante minha graduação na Escola de Belas Artes.
O principal nome que me acompanhou nos primeiros anos de meus estudos de animais, foi o expressionista alemão Franz Marc, que também se aventurou no abstracionismo em suas composições. O uso de hachuras vem de minhas pesquisas no campo da gravura, através de artistas como Michael Goro, Rembrant, Goya, Anders Zorn, etc. Somo a estas referências o ilustrador Sergio Toppi, que me introduziu ao mundo da caneta e aos desenhos que faço de observação.
Eduardo Lacerda é formado em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ e atua na área de ilustração e ensino de desenho.
Parabéns pelo trabalho, Eduardo!