A morte do mal

Os seus olhos já tinham visto de tudo na vida, mas nada do que viram ressoou belo. Lhe aprazia a violência, a mentira e o calor do ódio. Embora não conhecesse a felicidade na prática, o prazer do mal lhe aquecia nas veias. Isso era o mais próximo de ser feliz que conhecia. 

Quando criança, pegava formigas e outros insetos, ainda vivos, e arrancava-lhes as patas e as antenas uma a uma. Atirava pedras em cães de rua e ateava fogo nas correspondências dos vizinhos. O olhar desesperado da mãe que lhe implorava respeito não parecia com nada que não fosse patético em sua visão. Quando adolescente, invejava os amigos com seus primeiros amores e tratava de menosprezá-los, considerava fraqueza tudo o que lhe parecia amável, sensível e belo.

Ao se alistar no serviço militar obrigatório, encontrou novo sentido nas armas em riste e, com euforia, encheu-se com os vislumbres dos horrores da guerra. Fascinou-se pela tortura e lapidou suas palavras para honrar aqueles que a praticaram – esses, chamava de heróis. Em sua vida adulta, considerou fraco todos os que não enxergassem a violência como um sinal de força. Desprezava mulheres, gays e marginalizados. Certa feita, deitado sozinho antes de dormir, sentiu euforia imaginando diferentes maneiras de lhes roubar a dignidade, de lhes infligir dor e fazer com que sentissem medo. Alimentava com toda a sua verdade os seus pensamentos mais cruéis, e enxergava de forma cristalina o prazer diante da morte e dor do outro, sobretudo dos que considerava seus adversários. Em momentos trágicos, caçoava da perda alheia – “Vão chorar até quando?” – Dizia, assim, sorridente e debochado, e na mesma naturalidade arrastava qualquer um para o abismo de sua indiferença em busca de um prazer pessoal inexplicável e intraduzível. Seus olhos sobrevoavam aquele vale de ossos secos com a satisfação de quem conta longas histórias sobre as próprias conquistas, reinando soberano em um trono de pó.  

Um dia, viu-se cercado pelas imensas copas das árvores que se ergueram sobre os túmulos daqueles que suas palavras e ações sepultaram. O ódio que semeou rendeu frutos que alimentaram as multidões que se voltaram contra ele, enquanto o tempo se encarregou de enfraquecer os alicerces das suas mais sólidas convicções. No fim da vida, enxergou sua trágica e patética biografia se equilibrando como espada de damocles sobre a própria cabeça e, como em um deja-vú, enxergou-se nu, sozinho e vendado no vazio do horizonte. Foi nesse momento que respirou um ar frio e empoeirado que lhe paralisou os pulmões, amorteceu o olhar e lhe roubou o calor do corpo. Do frio na espinha para o seio da face, ainda que discretas, pequenas lágrimas irrigaram os seus olhos, rompendo a espessa e sólida barreira do seu frágil ego, alcançando a luz do sol para lançar-se do alto de seu rosto e explodir no chão como um gatilho aciona o ferrolho e dispara um projétil letal. Completamente aterrorizado, sentiu uma estaca gélida atravessar-lhe o coração, rompendo artérias e lascerando a carne. Assim lhe pareceu a sensibilidade, e foi dessa forma que sentiu-se humano pela primeira vez, e de certo, tarde demais. 


Frederico Lopes é artista, curador e educador, graduado em artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em gestão cultural pela FAGOC. Atuou no setor de curadoria e expografia do Museu de Arte Murilo Mendes de 2013 a 2017. Integrou a equipe de implementação do Memorial da República Presidente Itamar Franco, onde também trabalhou na curadoria e na coordenação da divisão de educação até 2021. É fundador da Instituição Cultural Bodoque Artes e ofícios (2012), da Revista Trama (2019), do Museu de Artes e Ofícios de Juiz de Fora (2020) e do Laboratório de Criação em Artes Visuais e Design (ARTELAB – 2020). É membro do Conselho Curador do Memorial da República Presidente Itamar Franco e suplente da vice-presidência do Conselho Municipal de cultura na cadeira de artes visuais. Também atua como designer na editora Harper Collins. É autor do livro: Ensaios sobre Arte e Cultura (2022). 


Tem promoção na nossa loja virtual!
Clique na imagem para conferir!
Clique na imagem para mais informações.
Tem promoção na nossa loja virtual!
Clique na imagem para conferir!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *