Tempus fugit é uma expressão latina que significa “O tempo foge”, mas que é normalmente traduzida como “o tempo voa”. A instalação ‘Tempus fugit’ (re)ativa escritas de tempos diferentes por meio do diálogo entre cartas de imigrantes portugueses/brasileiros e escritas urbanas presentes no espaço urbano da cidade de Pelotas, Brasil. Dessa forma, reunindo cartas arquivadas, escritas particulares adormecidas em tempos de outrora junto de fotografias de escritas contemporâneas, daqueles que buscam no espaço da cidade um modo de amplificar sua voz e seus discursos.
Tempus fugit is a Latin expression meaning “time flees”, but is usually translated as “time flies”. The installation ‘Tempus fugit’ (re)activates writings from different times through the dialogue between letters from Portuguese/Brazilian immigrants and urban writings present in the urban space of the city of Pelotas, Brazil. Thus, I gather archived letters, private writings asleep in ancient times, together with photographs of contemporary writings, of those who seek in the city space a way to amplify their voice and their speeches.
Guilherme Sirtoli é Professor, artista e pesquisador. Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (PPGH/UFPel). Mestre em Artes Visuais (PPGArtes/UFPel 2022) e Especialista em Artes na terminação Ensino e Percursos Poéticos pela Universidade Federal de Pelotas (PPGArtes/UFPel, 2021). Licenciado em Artes Visuais pela mesma instituição (UFPel, 2019), com período sanduíche na Universidade de Aveiro, Portugal (2019). Professor de Artes do Magistério Público Estadual do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (BR) atuando no Ensino Básico (Fundamental e Médio). Como artista visual, já participou de exposição individual internacional e exposições coletivas, nacionais e internacionais. Em sua produção artística e acadêmica, trabalha com os seguintes temas: fotografia, arquivo e memória.
Estação é um espaço cultural localizado na cidade de Canelas (Portugal), idealizado pela Junta de Freguesia de Canelas e pelo artista plástico Mário Afonso. O espaço tem o intuito de divulgar o trabalho de artistas nacionais e internacionais, de várias áreas artísticas, realizando exposições e oferecendo, à freguesia de Canelas, acesso gratuito a projetos culturais atuais.
Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!
Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!
No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações contidas nas edições selecionadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.
Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.