Construtivismo Russo

de tanto pensar na vida 

acabo esquecendo de dar o passo eminente 

de me armar com todo o gosto insípido do medo 

apontando na fragilidade do inimigo, o agora. 

saindo do mesmo lugar de tanto passo cruzado 

acabo dançando sem saber dançar 

se é o passo, o instinto subterrâneo que me movo 

como posso, sem os pés, saber voar? 

ele me diz que está cansado de gritar e quer resposta 

eu digo que a resposta vai chegar em algum momento 

ele esmurra uma parede e diz que tudo é idiota 

eu digo que a melhor pergunta é o silêncio. 

e se não parecer tão educado, ele pega uma garrafa e atira no primeiro que vê pela frente 

desencadeando uma espécie de ódio corrente e não é de se mentir 

o primeiro que atirou a garrafa foi o último que conseguiu sorrir. 

que acertou no jornaleiro que despontou no jornalista 

que anunciou a tragédia de modo eugenista 

e que fez o pensador pensar 

com tanto pandemônio, como comercializar? 

se o bem é lucrar 

os guardanapos folheados para uma lágrima tentar secar 

absorver o papel como absorver o idiota na sua frente 

que fala por si só e se acha proeminente 

que fez campanha pra sua família e assediou sua filhinha 

e só não fala de política pois “é muito lero pra entender”. 

se o bem é lacrar 

a mulher de 19 anos que foi expulsa pela família por não condizer com a moral dita 

felícia, o nome da namorada encobertada 

quando ela joga no fogo os álbuns de fotografias 

e apaga o passado como assa um bolo pra espairecer o mau-olhado 

a mãe diz no púlpito que a moda é hermafrodita 

o pai diz que os tempos são outros, o pai diz que viado tem que levar porrada 

felícia nunca mais foi encontrada 

quando jogou no fogo os momentos que passou 

soube-se que era imaginária 

comeu-se o bolo e apagou. envenenada. 

com olhares de horror os manifestantes admiram o caixão 

e estendem com a mão seus celulares filmando todo o cortejo 

do corpo pro mato 

do corpo pro prato 

do corpo pro tato 

ele pega e parte um pedaço. 

enquanto os manifestantes se fartam 

os cartazes vermelhos pintados 

no ar, áudios vazados. 

o punho que cerra com força é aquele que você sente lá dentro. 

a mão que se levanta ao norte é aquela que está mais perto. 

colorida, disfarçada, insípida, inóspita. 

aquilo que se não vive se corta 

o dummy que não se curva, sai da rota 

e o ponto fora da turva. 

a beleza dentro de si, do estômago 

o mal puxa pelo vento 

o garçom entrega a conta 

o papo é sórdido e violento. 

o seu filho desaparecido 

o conhecido entubado no hospital 

os ovos das moscas que eclodiram no seu tio 

a última cartela do gardenal. 

do gosto do último cigarro tragado no maço 

da maçã da serpente saiu minhas contas 

meus laços, meus traços, meus braços, minha ida. 

e quanto vale a vida? 

ela está aí pra ser vivida? 

no combate da lírica 

antes mais vívida? 

só mais uma das tantas características 

que eu posso tentar combinar 

de tanto dançar e esquecer 

de tanto sofrer pra ligar 

e enquanto pensar 

ainda estarei bicho-folha 

vivendo nessa bolha 

esperando terminar 

pra recomeçar – e pagar todo esse preço 

de volta ao começo. 


J.P Schwenck (@jpschwenck) é um artista multimídia carioca. Participante de 6 antologias literárias e autor de dois livros digitais de poemas (“Opus” e “Wave”). 


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