Um mundo de beleza: ensaio visual sobre adornos estéticos dos penteados afrodiaspóricos

O objetivo artístico deste trabalho é apresentar a estética dos cabelos trançados, comumente usados nas populações afrodiaspóricas e africanas. Busca-se ressaltar a importância dos pingentes, anéis, miçangas, conchas de búzios, palha da costa, e dentre tantos outros elementos que compõem a estética capilar crespa negro-africana. Em um movimento de releitura dos penteados tradicionais africanos como o Agogô de Oxum e Sùkú de Oya, a artista procura apontar a presença de penteados tradicionais no mundo contemporâneo, desde território africano (iorubano), bem como no território diaspórico. Em concordância com os estudos Raul Lody (2004) em “Cabelos de axé: identidade e resistência” e Nilma Lino Gomes (2006 “em sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolo de identidade negra” a autora explora o legado ancestral de trançar cabelos e os enfeites que compõe a estética corporal.

A partir de sua pesquisa de campo em salões de beleza afro para desenvolvimento de tese de doutorado sobre ocupação de trancistas afro no Rio de Janeiro, a pesquisadora percebeu as dimensões estéticas, políticas, culturais, sociais e econômicas que atravessam a atividade de trabalho delas. Além disso, notou que há poucas narrativas visuais, principalmente através da perspectiva/ narrativa dos desenhos sobre o fazer das tranças, os elementos que adornam as tranças ,e as complexas tramas que estruturam os trançados afro. Este ensaio visual apresenta as interpretações da pesquisadora para a prática cultura de trançar cabelos nas populações afrodiaspóricas e africanas. Trata-se de mostrar a permanência e resistência dos trançados no mundo contemporâneo, e como esses penteados carregam histórias, processos cultutais, políticos- econômico e contam história de civilizações como os povos himba, mbalantu, iorubas dentre outros.

Musa no paint
Mãos trançando
Coques Bantos
Mbaluntu
Desenho agogo de Oxum
Resistência
Penteado tradicional Sùkú Maria das Neves
Miçangas douradas
Quadro mimos para seu cabelo
Estrela do mar eremio

Fomo Ty Iyemonjá Luane Bento é pesquisadora de relações étnico-raciais, multiartista (desenha, escreve poesias e roteiros de filmes). Ela é formada em Ciências Sociais pela UERJ e Biblioteconomia e Documentação pela UFF. Possui mestrado em Relações Étnico-raciais pelo CEFET-RJ e doutorado em Ciências Sociais pela PUC-Rio. Dirigiu e roterizou o curta-metragem Memórias Trançadas (2022) que trata sobre capilaridade crespa nas famílias negras. Desenvolve estudos sobre cabelos crespos, penteados trançasdo, trancistas, trançadeiras e etnomatemática das tranças afro. Instagram


Clique na imagem para mais informações!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações contidas nas edições selecionadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.

Clique na imagem para mais informações!
Clique na imagem para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *