Folhas do inverno é um trabalho em desenvolvimento desde o início do inverno de 2021, encapsulando vestígios de folhagem coletada nas florestas próximas à casa da minha família em Dorset, Reino Unido. O processo de frottage tenta preservar algo que já está se decompondo, utilizando uma variedade de técnicas de material incomuns, incluindo a fusão de cera sobre tinta de revista.

As estações são marcos visíveis, lembretes dos nossos ritmos naturais. Na estética japonesa, os elementos emocionais da beleza têm grande importância, um ditado tradicional japonês diz: “Com a queda de uma simples folha, sabemos que o outono chegou”. Wabi trata de encontrar beleza na simplicidade, uma riqueza espiritual e serenidade ao se desapegar do mundo material. Sabi preocupa-se com a passagem do tempo, como todas as coisas crescem e se deterioram e como o envelhecimento altera a natureza visual dessas coisas. É a representação de como todas as coisas evoluem e perecem, podendo evocar uma resposta emocional em nós, muitas vezes tingida de tristeza, enquanto refletimos sobre a impermanência. Embora Sabi esteja preocupado com a maneira como a passagem do tempo se manifesta fisicamente nos objetos, seu significado mais profundo sugere o que está escondido sob a superfície de um item que vemos. A beleza de Sabi nos lembra de nossa própria conexão com o passado, do ciclo natural da vida e da nossa própria mortalidade.

Em amorosa memória de Roy Fraser, meu pai, que faleceu em 06/02/23.

Folhas do Inverno (Winter leaves)‘ is a body of work that has been in development since early winter 2021, encapsulating traces of foliage collected from the woods close to my family’s home in Dorset, UK. The process of frottage attempts to preserve something already decomposing using a variety of unusual material techniques including melting wax on magazine ink. 

Seasons are signposts, visible reminders of our natural rhythms. In Japanese aesthetics, the emotional elements of beauty have great importance. A traditional Japanese saying reads; “With the fall of a simple leaf we know that autumn is here”.  Wabi is about finding beauty in simplicity, and a spiritual richness and serenity in detaching from the material world. Sabi is concerned with the passage of time, with the way that all things grow and decay and how ageing alters the visual nature of those things.  It is the representation of the way all things evolve and perish and can evoke an emotional response in us, often tinged with sadness, as we reflect on impermanence. Although Sabi is concerned with how the passage of time manifests itself physically in objects, its deeper meaning hints at what is hidden beneath the surface of an actual item that we see. Sabi beauty reminds us of our own connection with the past, of the natural cycle of life and of our very own mortality.

In loving memory Roy Fraser, my father who passed away on 06/02/23


Nina Fraser

é nascida em 1984 em St. Albans, Reino Unido, licenciou-se em Arte Têxtil no Winchester College of Arts (Reino Unido) em 2006 e concluiu um curso de mestrado em Comissionamento e Curadoria de Arte Pública Contemporânea na Universidade de Gotemburgo em 2023.

A prática de Nina é multidisciplinar, explorando a interação humana e a relação com o ambiente, criando obras de arte que reflectem sobre um sentido de lugar para moldar vestígios de memória em forma física. Investigando formas de ser, explora a ligação humana e a pertença através de modos de pensamento, sistemas e estruturas humanas e não-humanas, orientando a sua prática artística para o desenvolvimento e instigação de espaços que encorajam a experimentação, a exploração e a sinergia.

As residências incluem: “Plant thinking”, Estação Viva, Canelas, Portugal (2023); “Mycelium”, Roccamonfina, Itália (2023); LARGO Residências, Lisboa, Portugal (2022-23); e “BODY & PLACE”, Owlpen Manor, Gloucestershire, Reino Unido (2019). As exposições individuais incluem: “A Study in Psycho-Cybernetics”, Marvila Art District, Lisboa, Portugal (2023); “Home”, Espaço Cultural Mercês, Lisboa, Portugal (2021); e “TAXIS DERMA”, Museu de Ciência e História Natural, Lisboa, Portugal (2019). As colagens de Nina foram publicadas em revistas e livros, incluindo “Collage Care: Transforming Emotions & Life Experiences” editado pela Kanyer Art Collection, 2021. O trabalho de Nina está representado nas colecções públicas e privadas, incluindo: The Doug and Laurie Kanyer Art Collection, Yakima, WA, EUA; Coleção Grupo IMPRESSA, Lisboa, Portugal; Casa das Artes de Tavira, Portugal; Coleção Figueiredo Ribeiro, Abrantes, Portugal; Retroavangarda Gallery Collection, Varsóvia, Polónia entre outras.


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