A construção da série PARALLEL WORLDS foi pensada e produzida entre o momento atual de confinamento e isolamento social. Propõe narrar, em imagens e conceito, um fictício encontro entre dois mundos, o real e o imaginário, como metáforas entre uma visitação e a dupla relação entre personagens de um mundo de desenho e sua relação na vida real e cotidiana em um cenário de simplicidade física. Bem como o pensar questões de relações de afetos e encontros em um possível mundo, sobre a existência de duplos, sobre o encontro de dimensões.
Em sua parte técnica e conceitual, entre as camadas tratadas de edição, de iluminação, contraste, cor, saturação até a imagem final, propôs como elemento narrativo visual desenhos tradicionais colorizados digitalmente e também o refinamento das imagens captadas por dispositivo móvel. Por exemplo, as tomadas da água em um terreno vazio no período das chuvas do verão de 2020 e 2021, sendo elas tratadas na série como matte Shot*.
A série é inédita e propõe tanto uma imersão em observar pausas e silêncios, como também esse mergulho pelo que é visto e talvez sentido, pelo que existe, pelo duplo, pela provocação de uma outra narrativa, pela luz refletida e expandida, pela imagem do real e de um mundo novo e imaginário, revelando também o conceito do ato amoroso nesse mundo, da doação, do que é tranquilo, desse encontro possível entre mundos paralelos.
*Mattes são usados em fotografia e produção de filmes e efeitos especiais para combinar dois ou mais elementos de imagem em uma única imagem final.
(clique nas fotos para vê-las em tamanho completo)
André Serafim é artista visual formado em Licenciatura em Artes pela UFPR, atua nas áreas de pintura, desenho, ilustração, livro de artista e arte digital. Tendo ao longo da carreira exposições em Museus, casas de Cultura no Brasil e exterior, também com premiações em salões da arte contemporânea no Paraná.
Obrigado! ficou show a edição! E vcs fazem a diferença em divulgar produções de arte digital!