Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão

Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão, é uma exposição permanente do Museu Afro Brasil na cidade de São Paulo, localizado no complexo do Parque Ibirapuera. Em meio às discussões sobre a questão do Trabalho no Brasil, e toda a esfera de direitos trabalhistas sendo modificada no momento político em que nós vivemos, é válido ressaltar o acervo, a história e memória que essa exposição nos revela.

Nesse acervo encontramos a reescrita de uma história brasileira, mostrando e valorizando a contribuição negra no desenvolvimento de artefatos e tecnologias que deram sustentação para o sistema escravocrata brasileiro, e que as mazelas de sua estrutura ainda permanecem enraizados em nossa cultura e nas relações de trabalho no Brasil.

Podemos encontrar também a aproximação do conceito de Design para demonstrar como as contribuições dos povos escravizados foram sucateadas a idéia de uma narrativa cultural em que os mesmos não possuíam conhecimento próprio, rompendo com a mesma e valorizando toda uma inteligência e uma preocupação estética na construção projetual no período colonial.

Abaixo algumas imagens do Arquivo Pessoal do Acervo: 


Raizza Prudêncio é graduada em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora e graduanda em Design Gráfico e Design de Produto pela Universidade Federal de Juiz de Fora.


Quer receber as próximas edições da Trama por e-mail? Cadastre-se e receba gratuitamente!


Ajude a manter a Trama adquirindo produtos da Bodoque Artes e ofícios! Clique na imagem e visite a loja virtual.


Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *