Conheça o Projeto: A Avó Veio Trabalhar

A Avó Veio Trabalhar é uma iniciativa criativa e colaborativa, que mostra a integração de senhoras artistas e artesãs ao mercado criativo e social. O projeto reúne mulheres acima dos 65 anos para criar e produzir objetos de design, no qual a principal moeda é a troca de conhecimento através de  workshops e cursos ministrado pelas Avós, com objetivo de reintegrá-las à uma vida ativa, trabalho e produção comercial, diferente dos tradicionais programas sociais para idosos.

São ofertados programas de aprendizado como costura, serigrafia, bordado, tricô, etc, para a população em geral e, em troca, as Avós fazem contatos com pessoas mais jovens e entusiastas em aprender uma nova técnica com as pessoas mais experientes. Outro objetivo é tirar as avós da zona de conforto que, ao invés de ficarem em casa, produzem profissionalmente e exercitam as mentes criativas.

A ideia surgiu dos portugueses Susana Antônio – designer, e Ângelo Capota – psicólogo, e sua empresa intitulada Ferramenta – Associação, com apoio da Prefeitura de Lisboa e diversas outras parcerias. Susana, após a graduação em design na faculdade em Milão, queria aplicar o que aprendeu de uma outra forma e então, em 2014, surgiu esse belíssimo projeto.

O projeto já marcou presença na Bienal Iberoamericana de Design, onde ganhou menção honrosa na categoria. É possível visitar o ateliê no endereço Rua do Poço dos Negros, 124, na cidade de Lisboa.


Gabriel Patrocínio é Mineiro, designer gráfico, futuro professor de Design, pesquisador, atleticano, nintendista, destro, apaixonado por criatividade,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *