Futuras Vanguardas

Diante do infinito processo de construção, desconstrução e reconstrução de valores estéticos, morais e econômicos, juntamente com o grande desenvolvimento tecnológico da atualidade, a sociedade contemporânea se vê perseguida pelo desejo de alcançar um resultado satisfatório na busca pela tridimensionalidade, o  que marca uma transição sem volta com a oferta de imagens 3D pelo mercado. 

Essa busca, que ganha hoje posição de destaque, já foi explorada em diversos momentos históricos de maneiras tão intensas quanto atualmente, e a fotografia contribuiu como ferramenta extremamente valiosa nesse sentido a partir do desenvolvimento da fotografia estereoscópica.  A fotografia estereoscópica é uma forma de fotografia tridimensional obtida por meio de uma câmera com duas lentes que reproduzem duas imagens ligeiramente diferentes de um mesmo objeto, permitindo que o fenômeno da visão binocular humana converta as duas imagens em apenas uma com ilusão tridimensional. 

No Brasil, a técnica chega por volta de 1855 e encontra no Rio de Janeiro sua principal morada. Popularizou-se por meio de figurinhas e cartões colecionáveis, mas a produção de tais fotos sempre foi privilégio de poucos. 

Admirado com a beleza das fotografias e com a sensação proporcionada por tal invento, João Lopes Lisboa (meu avô), começa a partir de 1947 a produzir fotografias estereoscópicas em Juiz de Fora, construindo um acervo muito rico tanto em termos de documentação histórica quanto de valores artísticos. 

Existem poucos relatos acerca da produção de fotografias estereoscópicas na cidade, o que torna ainda mais valioso o trabalho deste juizforano de coração, pois atuou como fotógrafo amador sem fins lucrativos, visando apenas o prazer do ato de reproduzir a realidade por meio de uma das mais belas ilusões. 


Frederico Lopes é Artista e gostaria de ser Escritor. Trabalha no Memorial da República Presidente Itamar Franco e é fundador da Bodoque Artes e ofícios.


Receba as próximas edições da Trama por e-mail! Cadastre-se gratuitamente!


Você pode ajudar a manter a Trama adquirindo produtos da Bodoque Artes e ofícios, clique na imagem e visite a loja virtual!

Galeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *