O Brilho

Se a vida pudesse ser medida em páginas, ele poderia jurar que a sua não passaria de poucas linhas esquecidas pelo tempo. Da infância, lembrava muito pouco. A adolescência, queria esquecer. E velhice não era nem uma opção. Sobrava o agora, mas até quando?

Escutou a correria, pegou a bolsa e pulou do segundo andar. Caiu de mau jeito, saiu mancando alguns passos, mas a adrenalina faz esquecer a dor. Foi descendo pelos caminhos mais escuros. Apesar de saber que aquele beco onde estava não despertava as atenções, sua tensão não baixava por nada nesse mundo. O coração na boca, as orelhas em brasa e a barriga tremendo.

Não demorou a chegar na cortina de capim que margeava o canal. Deitou-se por uns instantes no mato e tentou olhar pro céu, mas aquelas estrelas ofereciam muito pouco, uma vez que estava entre o caos de luzes e sons do morro que descera e o reflexo inquieto das cores da cidade nas águas turvas da madrugada.

Os segundos passavam horas e a confusão parecia cada vez mais próxima. Voltar atrás era assinar a própria sentença e esperar o raiar do dia era contar com uma sorte que nunca deu as caras por ali. Sempre sentiu desprezo pela rotina dos vizinhos e agora dedicava-lhes uma inveja sem precedentes.

Esqueceu propositalmente a bolsa no capim amassado e se atirou no canal. No começo, os pés afundavam na lama e tocavam os pedaços de pedra, pau e planta lá do fundo. Depois o nível d’água foi passando do peito e ele teve que acionar a memória do corpo para bater braços e pernas bem coordenados. Fazendo o mínimo possível de barulho, foi se afastando do canal lamacento e ganhou a vastidão da baía. Mirava na direção dos altos prédios iluminados ao longe e investia quase todas as suas forças. Nadou assim por horas. Os tons escuros foram abandonando a noite e quanto mais clareava, mais gelada a água ia se fazendo sentir.

O céu misturava faixas rosas à escala de azul. Anestesiado de frio e cansaço, o nadador só podia realizar movimentos curtos e demorados, com dificuldade crescente. Por vezes, uma dormência dominava o corpo. A alucinação e a sede eram as únicas companhias. As coisas ficaram distantes e, quando abriu os olhos, sentiu uma pressão arrastar suas costas. Enxergava tudo embaçado ainda e foi sentindo as mãos aos poucos. Virou levemente a cabeça e viu um joelho diante de si. Duas mãos grossas puxaram seu ombro e deitaram-no de bruços. Tossiu forte e arranhado, cuspiu uma água amarga e começou a voltar a si. Estava numa espécie de canoa, diante de um senhor que o olhava em silêncio. Os olhos vermelhos queimavam e os lábios rachados ardiam. O homem o ajudou a sentar-se e levou um gole de água até sua boca. Agradeceu com os olhos e tombou novamente na madeira do barco. Dormiu.

Em alguns minutos, o senhor embicava o barco por entre as estreitas palafitas do mangue. Com a ajuda de dois amigos, levantou o corpo desmaiado e carregou-o até em casa. Acomodou em seu próprio quarto o inconsciente e pediu à mulher que preparasse um caldo. Sentou-se ao lado do corpo estendido no chão e ficou de vigília. As pessoas iam se aproximando do barraco com ares de curiosidade, perguntando o que se passava. Da pequena janela da sala, a filha respondia:

– É nada não. Paínho pescou um homi…

Inclinaram sua cabeça e meteram-lhe a sopa goela abaixo. Bem devagar, foi sentindo que lhe voltava o controle das extremidades, mas ainda estava fraco para movimentos bruscos. Aquela gente em volta dele só podia ser alguma coisa de deuses. E aquele cômodo algum tipo de santuário. Viu a aflição nos olhos da filha do canoeiro e sorriu pras pessoas, como forma de dizer que estava bem. A moça sorriu de volta, com dentes tímidos, e levantou-se para ir cuidar de seus afazeres. O resgatado olhou para si e já não reconhecia mais quem fora até a véspera. Sua história estava só começando.


Vitu Marcs deposita suas poucas esperanças na literatura, sobretudo aquela das ruas. Muitas pessoas estão perdidas, mas ainda há tempo (salve Criolo).”



Galeria

Apoie tradições populares. Em tempos de cólera, amar é um ato revolucionário.


Cadastre-se e receba as edições por e-mail!

4 Comentários

  1. Que conto lindo! Extremamente sensível. Adorei. Parabéns Vitu!

  2. Muito bonito, Vitu. Boa continuação. Abraço desde Lisboa.

  3. Todo Vitor é bão, mas esse é melhor! Boa, garoto!

  4. Todo Vitor é bão, mas esse é melhor! Boa garoto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *