A Saudade e a Fotografia

Com tempo de sobra, ansiedade a mil, coração acelerado e os pensamentos soltos, impossível não sentir-se saudoso nos últimos meses. Há dias em que pego os álbuns de fotografias, olho cada uma das fotos reveladas, lembro de cada momento vivido, choro um pouco aqui, passo o restante do dia triste e sigo adiante.

Dias depois, ligo o computador, conecto o HD externo, abro a pasta “Fotos” e passo horas abrindo cada uma das tantas subpastas com as mais variadas fotos das viagens já feitas. Cada fotografia é um lugar diferente. Cada lugar é uma história. Cada história tem seus momentos, seus sorrisos, seus amigos. Posso não lembrar o local, a cidade, mas lembro exatamente de quem estava por trás da câmera comigo.

Ou dos momentos que antecederam a fotografia, o sorriso. Lembro-me da estrada que nos levou até ali, das conversas. Mas ninguém nunca descreveu tão bem a sensação de olhar uma fotografia quanto o Leo Jaime e o Leoni na música “Fotografia”:

Hoje o mar faz onda feito criança
No balanço calmo a gente descansa
Nessas horas dorme longe a lembrança
De ser feliz
 
Quando a tarde toma a gente nos braços
Sopra um vento que dissolve o cansaço
É o avesso do esforço que eu faço
Pra ser feliz
 
O que vai ficar na fotografia
São os laços invisíveis que havia
 
As cores, figuras, motivos
O sol passando sobre os amigos
Histórias, bebidas, sorrisos
E afeto em frente ao mar
 
Quando as sombras vão ficando compridas
Enchendo a casa de silêncio e preguiça
Nessas horas é que Deus deixa pistas
Pra eu ser feliz
 
E quando o dia não passar de um retrato
Colorindo de saudade o meu quarto
Só aí vou ter certeza de fato
Que eu fui feliz

Engraçado que, em uma semana, ao olhar as fotos, enquanto sentia saudades de tudo o que passou, escrevi nas redes sociais que as pessoas não deveriam olhar fotos antigas, tamanha a dor que aquilo poderia causar. Na semana seguinte, ao olhar novamente as mesmas fotos e algumas outras, escrevi que as pessoas deveriam sim olhá-las para relembrar os momentos vividos.

Escrevendo agora, mantenho minha posição. Repito: olhem suas fotos. De elas tornaram-se retratos que hoje colorem nossos quartos e casas de saudade, é a certeza de que fomos felizes (como diz a música). E não importa se nunca mais voltaremos àqueles lugares. Ou se jamais iremos rever aqueles amigos. Nem se não voltaremos a tomar aquele drink, ou comer aquela pizza.

Não importa se jamais voltaremos a rever aquele amor de inverno, ou se não veremos a neve cair novamente. A saudade faz parte de quem somos, do que vivemos. Só não podemos deixá-la nos impedir de vivermos o presente. Entretanto, como o presente anda um tanto quanto estagnado, tenho aproveitado o saudosismo bastante, diga-se de passagem.

Antes de ir, gostaria de deixar-lhes com as paisagens de uma das minhas maiores saudades: minha viagem à Itália, em 2011. Espero que gostem e apreciem, tanto quanto eu.

Paisagem com casas e um rio largo, em Bassano Di Grappa, Itália.
Bassano Di Grappa, Itália
Paisagem com um lado e e árvores coníferas em primeiro plano, e formações montanhosas com neve ao fundo, em Lago de Revine, Itália.
Lago de Revine, Itália.
Paisagem com casas , uma igreja e muitas árvores, um rio largo, e montanhas ao fundo, em Cividale, Itália.
Cividale, Itália.
Paisagem ensolarada com um rio estreito, ladeado por árvores, e uma casa branca do lado esquerdo, em Cividale, Itália.
Cividale, Itália.
Veneza, Itália.
Veneza, Itália.
Villach, Áustria.

Karina Mendonça é jornalista e escreve desde os 17 anos, pois acredita que as palavras podem fazer coisas maravilhosas, desde mudar o mundo, até fazer alguém sorrir. Ou chorar.


Galeria: artistas pra seguir na quarentena

Apoie artistas nessa quarentena. Em tempos de cólera, amar é um ato revolucionário.


Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é PUBLI-EDIÇÃO-IMPRESSA-1-1024x446.png

Versão Impressa – Edição Conceito

Exemplar impresso da edição conceito da Trama, contendo os 10 textos mais lidos até sua diagramação. Autores selecionados: Ricardo Cristófaro, Dane de Jade, Enrique Coimbra, Gyovana Machado, Frederico Lopes, Caroline Stabenow, Gabriel Garcia, Marcus Cardoso, Kariston França, Paola Frizeiro, Luisa Biondo.

35.00 R$

Pagar com o PayPal

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é PUBLI-BODOQUE3-1024x1024.png

Clique na imagem para acessar a loja virtual da Bodoque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *