Editorial – 100.000 vidas

Falhamos como sociedade. Falhamos como modelo civilizatório. Falhamos.

Perdemos todos. Eu e você, que me lê. Perdemos amores, parentes, amigues, pessoas queridas, perdemos conhecidos de conhecidos, desconhecidos. Perdemos.

Perdemos até o que não sabíamos que tínhamos e que se escondia em alguma dita normalidade: perdemos, no meio de tanta perda, algum sentir.

Não sei se nossa fisiologia ajuda, se a mente dá um jeito, mas nos acostumamos. Nos acostumamos o suficiente para sair para passear no meio de 100 mil corpos. Perceba, não é um texto que culpabiliza quem está saindo para passear, depois de 5 meses de incertezas e medo. É um texto só que aponta onde chegamos.

100 mil vidas. Perdemos. Mas a vida tem que seguir. Fico lidando também com as minhas urgências e vontades. Compro pela internet, escrevo, publico, vejo lives, cuido, a vida vai acontecendo e tem suas demandas.

Mas em algum momento, há de vir o luto. Eu não sei se já veio, se vai vir mais forte quando finalmente andar na rua e perceber as ausências e lugares de afeto que não existem mais.

Não sei. Não sei de muita coisa. Depois de 5 meses de incertezas e medo, não sei de muita coisa. Só sei que seguimos a vida. Nem todos de nós falamos sobre as 100 mil vidas perdidas entre gargalhadas. Que bom.

Quem ri, quem manda seguir porque quem tem que morrer morre mesmo, e daí?

Quem faz isso não perdeu nada, nunca teve.


Lorraine Mendes é professora substituta da EBA-UFRJ, Doutoranda em Artes, Cultura e Linguagens pelo IAD-UFJF, artista e tatuadora.


Galeria: artistas pra seguir na quarentena

Apoie artistas nessa quarentena. Em tempos de cólera, amar é um ato revolucionário.



Clique na imagem para acessar a loja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *