Ação local é fundamental, diz chefe da ONU no Dia Mundial das Cidades

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, gravou uma mensagem marcando o Dia Mundial das Cidades (31) e reconhecendo a “contribuição extraordinária” feita pelas comunidades nas áreas urbanas.
O valor das comunidades, disse, é ainda mais evidente na resposta à COVID-19.
As áreas urbanas já abrigam 55% da população mundial e esse número deverá aumentar para 68% até 2050.
“Vamos colocar as nossas comunidades no centro das cidades do futuro”, destacou António Guterres.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, gravou uma mensagem marcando o Dia Mundial das Cidades (31) e reconhecendo a “contribuição extraordinária” feita pelas comunidades nas áreas urbanas. O valor das comunidades, disse, é ainda mais evidente na resposta à COVID-19.

“As cidades sofreram o impacto da pandemia. As áreas urbanas já abrigam 55% da população mundial e esse número deverá aumentar para 68% até 2050. O nosso mundo em rápida urbanização deve responder com eficácia a esta pandemia e se preparar para futuros surtos de doenças infeciosas”, destacou Guterres.

Com a pandemia fazendo grande pressão nos serviços de saúde pública e de assistência social, as comunidades se organizaram para manter bairros seguros e em funcionamento, trabalhando com os governos locais e nacionais para apoiar a resposta à COVID-19.

“Vimos vizinhos fazendo compras e cozinhando para pessoas doentes e idosos, residentes apoiando profissionais de saúde e grupos locais de voluntários e religiosos apoiando os vulneráveis”, exemplificou Guterres.

Na visão de Guterres, as comunidades são inovadoras, resilientes e proativas. “Elas desempenham um papel vital na construção de cidades sustentáveis em nível econômico, social e ambiental. Vamos continuar a reconhecer o seu valor.”

“Enquanto nos recuperamos da pandemia e nos envolvemos na Década de Ação para o Desenvolvimento Sustentável, temos a oportunidade de redefinir a forma como vivemos e interagimos. A ação local é fundamental”, disse Guterres, em referência aos dez anos que faltam para o prazo principal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2030.

Quando as comunidades urbanas estão envolvidas na formulação de políticas e decisões, capacitadas com recursos financeiros, destaca a ONU, os resultados são mais inclusivos e duradouros.

“Vamos colocar as nossas comunidades no centro das cidades do futuro”, destacou António Guterres.

Matéria originalmente publicada em Nações Unidas Brasil em 30/10/2020 – Atualizado em 30/10/2020.


A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.



Galeria: artistas para seguir nessa quarentena

Apoie artistas nessa quarentena. Em tempos de cólera, amar é um ato revolucionário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *