Exposição Virtual – FACES

As obras de Ivone Segade carregam forte expressividade, uma de suas principais características. Através da linguagem da arte traduz o universo da psiquiatria que permeia seu cotidiano. Cada pincelada traz à tona a intensa sensibilidade que imprime em suas criações. Dar cor e forma aos sentimentos que lhes são compartilhados é um dos caminhos possíveis para compreender a arte como função vital. No atual contexto, a necessidade de criar, de produzir tem sido uma tônica na vida da Ivone médica que se torna cada vez mais a Ivone artista.

Adão, Homem de Madeira, Evandro e Homem do Futuro são telas que compõem a série FACES. Todas, óleo sobre tela, sua técnica favorita. Embora Ivone lance mão de diversos temas, rostos e fisionomias em geral são marcantes em seu processo criativo.

Os quadros citados acima, respectivamente nessa ordem propõem uma continuidade. Cada obra é um desdobramento da que a antecede, onde Adão é o fio condutor. No entanto, apesar da aparente linearidade é possível perceber que elas dialogam entre si, em movimentos aleatórios. Sim! As obras de Ivone estão em constante movimento, assim como a vida, assim como a arte. Nada é estático. Ivone preenche de fluidez as telas em branco com as imagens que cria sem se prender a estilos e padrões.

Adão
criação
Homem de Madeira
o que pode ser moldado
Evandro
o trabalhador desempregado
Homem do Futuro
atemporal

Ivone Segade é carioca e tem 52 anos. Médica psiquiatra, desenha e pinta desde criança. Autodidata, é artista de múltiplas linguagens, múltiplos olhares. Em 2019, realizou três exposições em espaços culturais na capital carioca, que contaram com seus quadros e com sarau com poesias de sua autoria, interpretadas por jovens atores. Em 2020, participou de diversos eventos virtuais em parceria com Luciana Telles, curadora e atriz.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *