[EXPOSIÇÃO VIRTUAL] ESTUDOS ACERCA DA COR

Desde o século XIX, a fotografia foi exaltada por sua suposta capacidade de reproduzir a realidade visível. Entretanto, essa compreensão ingênua não corresponde mais ao que almeja a fotografia contemporânea. Ao contrário, agora ela nos convida a pensar suas imagens como ficção ou simulacros os quais ela própria ajudava a forjar – sem perder, com isso, a sua capacidade de evocar o olhar contemplativo.

A exposição ESTUDOS ACERCA DA COR, da artista Claudia Brandão, reúne imagens que, embora não neguem a sua conexão com o real, criam universos particulares que exploram os jogos de luz e sombra e os contrastes das cores, tecendo vínculos entre o visto e o universo imaginário de cada um. Assim, as imagens são ampliadas pelas subjetividades na recriação de sempre novas possíveis narrativas para as cenas recortadas.

Claudia Brandão é artista brasileira, do Rio Grande do Sul. Atualmente, desenvolve estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro, em Criação Artística Contemporânea, e é líder do PHOTOGRAPHEIN – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq), pesquisadora da área da Fotografia e das teorias do Imaginário, com ênfase nas narrativas (auto)biográficas poéticas/simbólicas. Como artista visual, já participou de várias exposições coletivas, nacionais e internacionais, apresentando seis exposições individuais.

A exposição foi inaugurada no dia 15 de maio de 2019, e permaneceu em cartaz por onze dias. Na data da inauguração, as obras de Claudia contaram com a harmonização musical proporcionada pela performance da violonista Amanda Carpenedo, mestra em Música no ramo da Performance pela Universidade de Aveiro. Seu repertório contou com peças de António Pinho Vargas, Egberto Gismonti e Sérgio Assad.


Estação é um espaço cultural localizado na cidade de Canelas (Portugal), idealizado pela Junta de Freguesia de Canelas e pelo artista plástico Mário Afonso. O espaço tem o intuito de divulgar o trabalho de artistas nacionais e internacionais, de várias áreas artísticas, realizando exposições e oferecendo, à freguesia de Canelas, acesso gratuito a projetos culturais atuais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *