DÊ EFICIÊNCIA

Sabemos que uma das maiores dificuldades da vida adulta é aprender a dar eficiência aos próprios dons às habilidades inatas que temos. Mas e quando precisamos dar eficiência a algo, entre muitas aspas, “deficiente” em nós? Nesse caso, a aprendizagem se torna um caminho ainda menos conhecido. Foi por terem vivido essa experiência na pele, de diversas maneiras, que Luciana Pacheco e Luciano Nascimento criaram o Projeto Dê Eficiência, o qual visa colaborar para que professores – sobretudo os da Educação Básica – apoderem-se de saberes e meios que tornem suas práticas pedagógicas mais eficientes na construção da “libertação conjunta dos homens” (cf. Paulo Freire, em “Pedagogia do oprimido”). Cabe aqui a interpretação para “libertação conjunta” das pessoas – homens e mulheres cis e trans, e os espectros de gênero fluído, não-binaries e etc.

Luciana e Luciano são casados e pais de três filhos – um dos quais teve paralisia cerebral em idade fetal e tem, mesmo já na vida adulta, algumas dificuldades motoras e um déficit cognitivo leve. Luciana deixou a Medicina Veterinária e também se tornou profissional da Educação, como Luciano.  Selando a união entre competências de Saúde, Educação e Psicopedagogia, ambos resolveram voltar aos bancos da pós-graduação para se tornaram psicopedagogos clínicos e institucionais. Estavam, ali, assentados os alicerces do Projeto Dê Eficiência, orientado pela PSICOPEDAGOGIA DA EMPATIA.

O Projeto Dê Eficiência se estrutura na psicopedagogia da empatia (perspectiva teórico-metodológica criada por Luciano em pesquisa na UFRJ) para pensar a prática pedagógica inclusiva em seu termo amplo. Num país como o Brasil, o racismo (sobretudo contra negros e indígenas), o machismo, o etarismo, o elitismo, a gordofobia, a LGBTQfobia, etc, podem gerar tantos ou mais danos que o capacitismo. É contra a ameaça de inibir as oportunidades de conhecimento e crescimento jovens em vulnerabilidade sociocultural que o Projeto Dê Eficiência se coloca, buscando promover a Educação, a Eficiência e a Empatia para todos.

Vem com a gente! Siga-nos em nossas redes sociais! @deeficienciaprojeto


Luciano Nascimento é mangueirense, filho, marido, pai, professor, flamenguista, psicopedagogo… mais ou menos nessa ordem. É, também, idealizador do projeto Dê Efiência.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *