[EXPOSIÇÃO VIRTUAL] A ARTE DE RESGATAR E VALORIZAR ELEMENTOS HISTÓRICOS

Com alguns rabiscos em uma folha sulfite feitos por uma criancinha, surge um cavalinho colorido perto de um lago. Com carinho e orgulho o guarda em sua pasta de desenhos. Depois de quase trinta anos essa obra ganha um singelo título “Cavalo Branco Pastando”. Quando eu o encontrei, compreendi o quanto foi necessário começar por aqueles rabiscos para chegar nos dias atuais. A partir dessa análise do meu passado, observei o quanto minhas obras recentes vem envolvendo elementos históricos.

Duas obras que são exemplos de resgate de pessoas históricas são “Ponto de Encontro” (Figura 1) e o “O Cara do Jazz” (Figura 2). A obra “Ponto de Encontro” mostra três músicos em plena ação e uma figura feminina ao fundo. Uma das personagens principais segura uma viola clássica e aponta o arco para um outro músico. Essa figura representa um dos maiores gênios da música erudita: Ludwig van Beethoven (1770-1827) se misturando ao cenário e interagindo com pessoas atuais, trazendo uma nova realidade ao observador. Atualmente a obra foi escolhida para exposição online da Galeria de arte EUEARTE. Já “O Cara do Jazz” marca o ícone Thelonious Monk (1917-1982) sentado em seu piano com uma garrafa de bebida. O músico foi considerado pianista único e um dos mais importantes do Jazz.

Para a valorização de elementos históricos duas obras se destacam: A “Capela Centenária Nossa Senhora da Piedade, Zona Rural, Bairro Elhiu Root de Araras – São Paulo” (Figura 3) e “Tumulo do Barão de Grão Mogol” (Figura 4). A Capela Nossa Senhora da Piedade está localizada na zona rural da cidade de Araras – SP e faz parte do cenário de uma antiga estação de trem. A igrejinha – apelidada pelos moradores locais – aparenta pintura desgastada. Seu sino de bronze foi roubado e resgatado em um antiquário para novamente desaparecer e até o momento não ser mais localizado.  A segunda obra “Túmulo do Barão de Grão Mogol” eternaliza Guálter Martins Pereira (1826- 1890)  , o Barão de Grão Mogol, homem envolvido em  histórias que vão de agressões aos seus escravos a feitos de ajuda na Guerra do Paraguai. Seu corpo foi transladado para a fazenda na década de 1920, fazendo a sua vontade. O Túmulo, localizado em um canavial na Fazenda Angélica em Rio Claro – SP, está bastante deteriorado e teve sua lápide roubada. De rabiscos, lugares a pessoas históricas, o ontem faz conexão com a evolução do hoje, e o hoje será a base do amanhã. Resgatar e preservar o passado é dar vida a nossa história. Tudo tem um início e deve ser valorizado mesmo que seja um singelo desenho de um cavalinho branco pastando perto de um lago.

Figura 1: “Ponto de Encontro”
Técnica: Tinta acrílica sobre tela
Dimensão: 50 cm x 70
Data: 23/09/2020
Local: Araras – São Paulo/ Brasil
Figura 2: Obra: “O Cara do Jazz”
Técnica: Tinta acrílica sobre painel
Dimensão: 100 cm X 70
Data: 13/05/2020
Local: Araras – São Paulo/ Brasil
Figura 3: Obra “Capela Centenária Nossa Senhora da Piedade Zona Rural, Bairro Elhiu Root de Araras – São Paulo”
Técnica: Tinta óleo sobre tela
Dimensão: 30 cm x 40
Data: 14/01/20
Local: Araras – São Paulo/ Brasil
Figura 4: Obra “Túmulo do Barão de Grão Mogol”
Técnica: Tinta óleo sobre tela
Dimensão: 30 cm x 40 
Data: 30/01/2021
Local: Araras – São Paulo/ Brasil

Laís Lovison Sturaro é natural de Araras (SP). Mestra em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas artes plásticas utilizando diferentes técnicas de pintura, como aquarela, acrílicas e óleos. Iniciou seus estudos de desenho artístico em 2003 na Oficina de Desenho Artístico, Anime e Mangá em Araras (SP). Assinou sua primeira obra acadêmica em 2006, e sua primeira obra contemporânea em 2017. Em 2021, foi selecionada entre as 24 melhores obras contemporâneas brasileiras para exposição virtual da Galeria EUEARTE.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *