[EXPOSIÇÃO VIRTUAL] SER FILOGRAFIA

“Mesmo quando estamos vazios de pensamento, não desistimos de nossa capacidade de pensar.”
– Martin Heidegger

Ser Filografia – expressão criada pela artista Amanda Morais, com base na fenomenologia existencial, onde o “ser” refere-se ao “ser-no-mundo” do filósofo Martin Heidegger. Filografia é a junção de filo – de filosofia – e grafia – escrita por luz e por palavras. Amanda define então “Ser Filografia” por fotografias biográficas com textos filosóficos. Este ser não é passivo, mas estabelece relações em seu espaço e tempo, sendo um “ser em situação”. Como sustentou Heráclito, tudo flui, todas as coisas estão sujeitas à transformação. Assim, o sujeito sofre interferência de suas relações a todo momento, bem como as afeta. A artista fotografa os “seres-no-mundo” com a visão de que ela mesma é fruto dessas interações.

Amanda propõe reflexão e sugere atravessamentos, aberturas e transmutação do ser, com questões subjetivas. Aponta, em suas fotografias, as angústias, inquietações e dores da existência. A natureza está presente no resultado do trabalho e no processo criativo da artista: antes das sessões fotográficas, ela sente a terra, percebe o som do rio, toca as folhas, os galhos, usa dos seus sentidos para se preparar.

Acompanhando o conceito do trabalho de Amanda, não cabe aqui então, guiar o olhar e a vivência do observador. Apenas fica a ideia de se atentar para o que se sente em cada contemplação.

clique nas imagens para vê-las em tamanho completo


Amanda Morais é multiartista, fotógrafa, educadora e quase psicóloga.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *