Em homenagem a Nelson Mandela, curso online aborda princípios no tratamento de pessoas presas

Está no ar o curso online sobre as Regras de Nelson Mandela para Tratamento de Pessoas Presas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC),  que traduziu e adaptou as aulas ao contexto brasileiro por meio do programa Fazendo Justiça.

Gratuito e disponível em sete idiomas, o curso tem como público agentes penitenciários, profissionais que atuam com fiscalização de unidades prisionais e demais interessados no tema no Brasil e em outros países lusófonos.

As Regras de Nelson Mandela para Tratamento de Pessoas Presas foram publicadas em 2015 pela ONU para estabelecer princípios mínimos na gestão prisional e no tratamento de pessoas presas.

Nelson Mandela (à esquerda) exibe um livro que recebeu do secretário-geral da ONU, Boutros Boutros-Ghali, na sede da Organização em 1994.
Foto: © James Bu/ONU

Em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) promove o lançamento de um curso online sobre as Regras de Nelson Mandela para Tratamento de Pessoas Presas. O conjunto de diretrizes foi publicado em 2015 pela Organização das Nações Unidas para estabelecer princípios mínimos na gestão prisional e no tratamento de pessoas presas. 

O curso busca disseminar a aplicação dessas diretrizes como o padrão mínimo em unidades de privação de liberdade. O conteúdo está disponível de forma gratuita na plataforma UNODC Global eLearning.

O e-learning terá carga de 200 minutos, divididos em 5 módulos, e tem como público agentes penitenciários, profissionais que atuam com fiscalização de unidades prisionais e demais interessados no tema no Brasil e outros países lusófonos – como Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.  

Disponível em outros seis idiomas, o conteúdo foi traduzido e adaptado ao contexto brasileiro pelo UNODC por meio do programa Fazendo Justiça

* Com informações da Agência CNJ de Notícias  

Matéria originalmente publicada em Nações Unidas Brasil em 17/12/2021 – Atualizado em 17/12/2021.


A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *