Espectar I

A Fotoperformance “Espectar I” busca trazer discussões, para que se possa compreender o racismo estrutural através da distopia, partindo de transformações nas estruturas sociais e econômicas. Uma crítica à realidade social, ao Estado, em busca por ações afirmativas e políticas públicas. 

Nessa tentativa de descolonizacão de olhares e comportamentos, o corpo negro feminino encurralado surge como representação, um convite para refletirmos sobre os vários tipos de ameaças feitas por “abutres” que surgiram com a colonização e se mantêm vivos até a atualidade; que, mesmo após séculos, tentam nos colocar em posição de subalternização, exploração, como mercadorias, para que continuemos em estado de impotência. Portanto, diante das inquietações e perturbações, a arte, os avanços tecnológicos, são ferramentas libertadoras, de luta, afirmação identitária, para rompermos com as regras estabelecidas que irão possibilitar reconexões com o nosso corpo território, recuperando o que durante muito tempo desejaram fragmentar; um recomeço de muita aprendizagem. 

O processo criativo para a produção da obra Espectar I vem decifrar as relações da sociedade com o corpo negro feminino, a forma como se expressam, desvelam, revelam, deslocam, “experimentam” o ser, além dos atravessamentos políticos e sociais.  

A fotoperformance em PB traça novos olhares, questionamentos, a partir da minha experiência enquanto mulher negra, das histórias compartilhadas que se entrecruzam, mas que são invisibilizadas, e precisam ser revistadas, ressignificadas. 

São leituras feitas sobre corpos em desdobramento performático, como suporte para investigações, que nos convida a repensar e modificar as estratégias para não vivermos de forma utópica. 


Paula Brito é professora de Artes, artista visual e escritora, natural de Santo Amaro da Purificação, Recôncavo baiano, atualmente morando em Salvador. Formada em Licenciatura em Desenho e Plástica pela UFBA, na Escola de Belas Artes, Especialista em Arte, Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas, é membro da Academia Internacional da Literatura Brasileira. 


Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$25,00 a R$80,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-9330, ou via direct na nossa página do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *