Diáspora

Diáspora é um videopoema da escritora e jornalista santa-cruzense Paola Severo, e consiste em parte uma série de vídeos compostos por poesias e imagens autorais. A série, disponível no Youtube e nas redes sociais da artista, conta ainda com os poemas 8 de Março e Tato, além de Atelophobia, uma compilação de 10 poemas curtos que integram o livro de mesmo nome.

Paola menciona que o projeto iniciou ainda em 2021, quando foram realizadas as gravações em Santa Cruz do Sul. “Estava finalizando minha pós-graduação em História da Arte e fiquei muito interessada na videoarte e suas possibilidades. Os videopoemas unem duas coisas que amo, que são a poesia e o audiovisual, além de usar uma linguagem híbrida e que rompe com os padrões estéticos”, explica.

A partir dos roteiros de Paola Severo, os vídeos foram feitos pela equipe da produtora santa-cruzense Supernova Filmes, que realizou a captação e edição das imagens. “Para nós, da Supernova Filmes, foi muito gratificante poder ilustrar e contribuir com a nossa arte, para a arte da Paola. E fora o processo que foi muito legal, poder conversar sobre um milhão de referências pra cada um dos vídeos. Acreditamos que deu muita liga nessa colaboração, foi um processo maravilhoso”, declarou o sócio da produtora, Jean Victor Castilhos.

Os quatro vídeos reúnem poemas dos livros lançados pela escritora, Melodia Perversa (2019) e Atelophobia (2021), ambos pela Editora Gazeta, além de dois textos ainda inéditos. Cada videopoema contou com um conceito único, locações e produções diferentes, além de maquiagens de Laura Zimmer Helfer. “A ideia sempre foi fazer quatro produções bem diferentes, que refletissem aspectos dos poemas, criando narrativas singulares”, reforça Paola. De acordo com a artista, o formato videopoema oferece liberdade para eperimentação dentro da arte contemporânea, unindo o vídeo, a poesia e a performance.

Assista abaixo o videopoema Diáspora:


Paola Severo nasceu em Santa Cruz do Sul/RS em 1992. Estudou Jornalismo e se formou na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2016. Pós-graduou-se em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Estácio de Sá em 2019 e completou recentemente um MBA em História da Arte na mesma instituição. Atuou como repórter multimídia da Gazeta Grupo de Comunicações durante 9 anos e atualmente é assessora parlamentar. Publicou os livros de poesia Melodia Perversa (2019) e Atelophobia (2021), ambos pela Editora Gazeta. Acompanhe o trabalho da autora pelo Instagram.


Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$25,00 a R$80,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-9330, ou via direct na nossa página do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *