Semente, semear, plantar, germinar. Ao meu ver, o maior ato de liberdade e de resistência que existe. A natureza faz tudo perfeito. Do contrário, não teria dado asas a algumas sementes, para fazê-las germinar ao sabor do vento. Caminhando sobre a estrada poeirenta da roça, encontrei essa aí, da foto, de uma planta vulgarmente conhecida como “pente de macaco”. Do mesmo modo, poderia citar como exemplo a semente da paineira, envolta em flocos brancos, leves e esvoaçantes, à espera das ventanias de julho para perpetuar a espécie. Julho, também tempo de pipas, retalhos coloridos de papel de seda colados pelas artificiosas mãos de uma criança, que faz pairar e flutuar sobre nós um pedaço de fantasia, sonho e esperança, no céu azul e límpido de inverno, que, no frio anoitecer, povoa-se de estrelas, enquanto repouso, descanso e aqueço minha cabeça sobre um macio travesseiro de paina, aquele floco branco, leve, macio e esvoaçante, que, dando asas à semente, me faz imaginar pipas voando no céu e, literalmente, germina os sonhos que me mantém de pé nos escaldantes e secos asfaltos da cidade, onde se mata, se atropela, se rouba, se fragmenta, se embrutece, se desumaniza, se torna indiferente, se mente… Ah! Como eu prefiro semente!

Simão Pereira, 30 de julho de 2022.


Sérgio Augusto Vicente é Professor de História e historiador. Graduado, mestre e doutorando em História pelo PPGHIS/UFJF. Atualmente, trabalha no Museu Mariano Procópio – Juiz de Fora – MG. Dedica-se a pesquisas relativas ao campo da história social da cultura/literatura, sociabilidades, trajetórias e memórias.



Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$25,00 a R$80,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-9330, ou via direct na nossa página do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *