Significando Visualmente

Semiótica é uma ciência que estuda os signos ou a significação. Está relacionada ao filósofo Charles Sanders Peirce; considerado, por alguns estudiosos, o pai da semiótica geral, porém ele foi apenas o primeiro a utilizar esse termo mas não o único. Sendo do campo linguístico a semiótica é uma ciência que estuda todas as formas de comunicação em geral, abarca todos os tipos de linguagem(verbal e não verbal), sendo que cada linguagem é formada por signos que auxiliam na comunicação para que algo seja sempre representado por algo. Ou seja, signos são sinais indicadores de algo dentro de um contexto. Signos podem ser vistos em toda parte e acabamos sempre associando eles com algum tipo de significação. A “semiótica” já era sugerida antes, mas o termo só foi utilizado pela primeira vez por Pierce, filósofo teórico que dedicou sua vida às suas pesquisas teóricas e era um pouco viciado em Kant e sua ideologia pragmática. Tendo sua obra e tantas páginas escritas sendo estudadas até os dias atuais pode-se dizer que ele é o pai da semiótica e que classificou vários pontos a serem estudados, com cada significado dentro de outro significado; já que para ele tudo é relacionado. Eu só sei de algo pois traduzir e signifiquei signos que já me foi passado e que outra pessoa significará os signos que passarei para frente. Santaella é outra grande teórica que estudou sobre o assunto. Segundo ela “é uma coisa que representa outra coisa”, o signo não é o objeto e sim uma relação que nos faz lembrar dele. Assim como em uma obra do pintor surrealista Magritte onde está pintado um cachimbo e em baixo está escrito: “Este não é um cachimbo”. É exatamente sobre isso que se trata, aquela é só uma pintura, imagem representativa que comunica uma informação a ser processada, a ser significada. Afinal, signo “é algo que está no lugar de algo para alguém”, sem que necessariamente o estar no lugar signifique substituição, pois não há como um signo que é apenas uma ideia substituir o objeto real por ser apenas uma representação dele. 

A semiótica serve para entender os signos e é útil na análise do comportamento humano e da organização da sociedade, sendo instrumentos de expressão de pensamentos e emoções. Assim, é importante para comunicação e evolução da vida em si. Ela é de grande importância para entendermos os nosso arredores e entendermos os mecânicos de comunicação, associados a pensamentos, emoções e instintos. 

Signo, significante e Significado 

Um signo é formado por um significante e um significado. Sendo o significado um artigo objeto e significante aquele “algo” que o interpreta representa, o faça lembrar. Abaixo uma exemplificação: 

Significado Significante 
A palavra escrita ou oral “céu” Céu real 
Barulho de água caindo no chão Chuva 

Semiótica e as Artes Visuais 

Somos seres simbólicos, aprendemos e evoluímos através da comunicação, que por sí só é um amontoado de símbolos (letra e linguagem, por exemplo). As pessoas são seres simbólicos que criam ativamente seu mundo através da interpretação, que não é um ato autônomo, mas sim, coletivo: os indivíduos interpretam com o auxílio dos outros, os significados são construídos através de interações. (MARTUCCI, 2001, p. 167) 

O Homem no Paleolítico começou a criar até onde se sabe pela fabricação de utensílios para auxiliar na caça, à sobrevivência. Acredita-se que a arte primitiva estava muito mais preocupada com o mundo invisível do que com o visível; a natureza (lagos, florestas, sol) eram espíritos a serem temidos e as figuras e símbolos nas cavernas”aprisionaram” estes e um equilíbrio era selado. Dentro das Artes, seja de quaisquer campo, tendem a perguntas como o que é arte ou … Por que o homem Cria ? Existe em nós um impulso inevitável de reestruturar a nós e o ambiente de forma idealizada. A arte proporciona tal desejo através da criação, usada na linguística pelo simples fato de comunicar, significar e existir em um eterno processo, como afirma Sandra Rey:” […] parece que existe no processo de criação um ponto de cegueira para o artista, e é aí que a obra se processa e consequentemente me processa.” 

Conclusão 

Existem vários outros exemplos de relacionar coisas a outras coisas. Infinitas incógnitas e possibilidades de relação e comunicação. Ademais, esta é uma ciência de incrível importância para os estudos, mormente artísticos, estéticos e visuais para treinar a visão, o olhar para o que está fora e em volta de nós mesmos. Não querendo ser egoísta mas já sendo um pouco, afinal qualquer que estude semiótica a fundo tende um pouco ao egocentrismo de você mesmo no centro inicial de tudo para entender o “mundo envolta”, descobrindo processos do seu mundinho e um pouco do outro. Processos. Essa sim é uma ótima palavra pra descrever essa ciência linguística a meu ver. Pois se tudo é relacionado, tudo é ligado um ao outro e tudo pode lembrar outra coisa; então tudo é um grande processo de significação. Nós seres humanos somos um processo! Um processo inconstante, incoerente e com inúmeras variáveis que até mesmo faz pensar que destino é uma bobagem. Afinal, como já dizia Raul Seixas; somos uma metamorfose ambulante. 

Referências

SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. Volume 103; Coleção primeiros passos. Editora Brasiliense 

NÖTH, Winfired; e SANTAELLA, Lúcia. Introdução à semiótica: passo a passo para  compreender os signos e a significação. São Paulo: Paulus, 2017. — Coleção Introduções. 

STEINMETZ, Cristiano J.; CITADIN, Rafaela. SEMIÓTICA: SUA CONTRIBUIÇÃO 

PARA AS ARTES VISUAIS. UNESC. v. 1 n.1, 2017. 

JASON, H. W.; e JASON Anthony E. Iniciação à História da Arte. 4° edição. Editora WMF 

Martins Fontes, 2001. 


Renata Rosário é uma Artista Visual Contemporânea e ilustradora nas horas vagas, cursa Licenciatura em Artes Visuais no IFCE.

@reh_desenhando



Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$25,00 a R$80,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-9330, ou via direct na nossa página do Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *