Líder da ONU pede esforços coletivos para conter intolerância religiosa

A Organização das Nações Unidas observa, desde 2019, o dia 22 de agosto como o Dia Internacional pelas Vítimas de Violência Baseada em Crença ou Religião. 

Para a data, o secretário-geral da ONU, António Guterres, emitiu uma mensagem pedindo para que Estados, líderes religiosos e outros atores influentes condenem todo incitamento ao ódio e à violência com base na religião ou crença. 

Leia a mensagem na íntegra: 

Legenda: Secretário-geral da ONU, António Guterres, lembra das vítimas de intolerância religiosa e pede esforços coletivos para acabar com casos de violência.

“Neste dia, homenageamos aqueles que perderam a vida ou que sofreram de outras formas por simplesmente buscarem exercer seus direitos fundamentais à liberdade de pensamento, consciência e religião ou crença. Reitero minha firme solidariedade com essas vítimas.

Apesar da preocupação da Assembleia Geral das Nações Unidas ao instituir essa data em 2019, pessoas e comunidades em todo o mundo ainda continuam enfrentando intolerância e violência com base na religião ou crença.

O discurso de ódio, online ou offline, continua a alimentar a violência contra membros vulneráveis ​​da sociedade, incluindo minorias étnicas e religiosas. Devemos fazer mais para apoiar as vítimas e analisar as condições que impulsionam a intolerância e o ódio. Iniciativas como meu Chamado à Ação pelos Direitos Humanos e a Estratégia e Plano de Ação da ONU contra o Discurso de Ódio são ferramentas que podem ser usadas para abordar essas questões complexas e urgentes.

Os Estados têm a responsabilidade de prevenir e enfrentar a discriminação e a violência infligidas em nome da religião ou crença por meio de políticas abrangentes que promovam a inclusão, a diversidade, a tolerância e o diálogo inter-religioso e intercultural. Violações de direitos humanos perpetradas em nome de religião ou crença devem ser investigadas e punidas, e reparações efetivas devem ser fornecidas às vítimas, em conformidade com o Direito Internacional dos Direitos Humanos.

É essencial que todos os Estados, líderes religiosos e outros atores influentes condenem todo incitamento ao ódio e à violência com base na religião ou crença. Somente um esforço coletivo, inclusivo e de toda a sociedade pode resultar em uma coexistência segura para todos e acabar com esse mal em nossas sociedades”.

Artigo publicado originalmente em ONU Brasil no dia 22/08/2022.


A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.



Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$25,00 a R$80,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-9330, ou via direct na nossa página do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *