Mais perto do Céu

Há décadas os lixões tem sido um grande problema no Brasil, mesmo já tendo data marcada para acabar. Estima-se que mais de 46 milhões de pessoas, vivam em locais sem gerenciamento adequado de lixo, e mais de quinhentas mil delas dependem exclusivamente da revenda de lixo reciclável. Vivendo com menos de cinco reais por dia. Desde antes do início da pandemia, já passamos por uma situação de empobrecimento da população, que ficou ainda pior depois do Covid 19. A série “mais perto do céu” nasceu quando me juntei aos esforços do CCMB (centro cultural maloca dos brilhantes) para fornecer segurança alimentar e serviços básicos para mais de 60 famílias que vivem e trabalham em nosso lixão local. E ali na parte mais elevada da cidade durante esse período retratei suas vidas e suas lutas. Tendo em vista a ampla variedade de experiências humanas presentes, busquei construir uma relação de diálogo que possibilitasse quebrar as barreiras, E entender os desafios de ter de existir entre o sonho de um futuro sustentável e a realidade da desigualdade social. Onde até mesmo o próprio processo de transformação dos lixões em aterros sanitários, acaba por muitas vezes criando mais exclusão. Removendo do debate os próprios trabalhadores já desgastados pelos processos políticos, sem dar nenhuma alternativa aos mesmos, muitos têm um futuro incerto pela frente. 


Felipe Sousa começou a fotografar na adolescência por mera curiosidade e continua desde então. Desenvolveu principalmente a fotografia documental fruto de uma percepção e necessidade de auto documentação. Vindo de uma longa família de Vendedores ambulantes e Feirantes, sempre se sentiu injustiçado pelas representações midiáticas as quais lhes eram impostas, então em 2013 com o projeto Seu Zé e Dona Maria ainda em andamento, começou a retratar aqueles que o rodeava no dia a dia. Também tem trabalhado em diversos projetos paralelos, como a publicação do livro “Histórias da Rua Grande” de Elzilene Nóbrega, que acabou gerando a série “Guardiões da Memória”. Também participa ativamente como voluntário nas programações culturais e sociais do Centro Cultural Maloca dos Brilhantes, e de outras organizações sociais locais. 


Clique na imagem para mais informações.

Beto Martins | Café Libertas | Atena Bookstore

Clique na imagem e acesse nossa loja virtual.


Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$25,00 a R$80,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-9330, ou via direct na nossa página do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *