Aldravias: Experimentações(III) 

ponte 

futuro 

pinguela 

passado 

buraco 

presente 

Você sabe o que é Aldravia? Em linhas gerais, é um gênero poético minimalista composto de apenas seis versos univocabulares. O vocábulo “aldravia” é uma junção das palavras aldrava (objeto utilizado para bater em portas) + via (que sugere a ideia de movimento). Atualmente, esse gênero literário está prestes a ser reconhecimento oficialmente como patrimônio cultural imaterial do Estado de Minas Gerais. Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo que Andreia Donadon, uma das fundadoras desse movimento, escreveu para a revista “Trama” em 2021:   

MOVIMENTO DE ARTE ALDRAVISTA – Revista Trama (artebodoque.com) 


Sérgio Augusto Vicente

Sou doutorando e mestre em História, Cultura e Poder pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Bacharel e licenciado em História pela mesma universidade, com habilitação em Patrimônio Histórico. Dedico-me a estudos na área de história social da cultura no período correspondente à segunda metade do século XIX e às décadas iniciais do século XX, com ênfase nos seguintes temas: associativismo, sociabilidades, trajetórias, história intelectual, história social da literatura, memória, arquivos e coleções bibliográficas e documentais. Atualmente, escrevo sobre a trajetória biográfico-literária do escritor mineiro Belmiro Braga (1872-1937). Sou professor efetivo de História da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG) e, atualmente, atuo na Fundação Museu Mariano Procópio desenvolvendo pesquisa histórica, processamento técnico de acervo e difusão cultural – como curadorias de exposições e mostras, palestras, minicursos, oficinas e produção audiovisual. As exposições “Rememorar o Brasil: a Independência e a construção do Estado-Nação” e “Fios de Memória: a formação das coleções do Museu Mariano Procópio” são meus dois últimos trabalhos curatoriais concluídos, em parceria com outros profissionais das áreas de História e Museologia. Sou colaborador da revista “Trama” desde 2020, na qual publico ensaios, textos históricos, crônicas, contos e poemas. 


Clique na imagem para mais informações!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações contidas nas edições selecionadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.

Clique na imagem para mais informações.

Um comentário

  1. Que inveja (da branca dileto amigo)! Como já lhe disse diretamente, por não ter dentre meus dotes literários a verve poética. E viva (M) os poetas, nossos aedos da contemporaneidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *