Natureza: A alma do mundo e os benefícios para saúde

Sabe aquela sensação de tranquilidade que surge quando se está na natureza?

Se este artigo despertou o seu interesse, é provável que se sinta tocado. Estar em contato com a natureza traz grandes benefícios para nossa saúde mental, física, emocional e principalmente espiritual. Quando tenho a oportunidade de me refugiar nesse lugar sagrado, sinto uma profunda sensação de perceber a sua vitalidade e beleza singulares, o cheiro do mato e as diversas capacidades curativas e regeneradoras que ele tem a oferecer.

O sentido da vida encontra-se nas coisas mais singelas e simples da vida quando criamos essa conexão de uma forma intuitiva abrindo os canais para despertar o potencial e conhecimentos internos em favor de sua manifestação no mundo. É muito simples sentar sob a árvore, e perceber as miríades de flores matizadas, apreciar um pôr do sol, as inúmeras belezas que a natureza silenciosamente revela com tantas histórias para contar.

No Japão foi desenvolvida uma técnica terapêutica sobre o banho de floresta em que as pessoas permanecem imersas nesse espaço salutar, e ele agindo como um catalisador sobre a saúde humana. Não basta ir até a floresta, um parque, jardins ou bosques e se deixar limitar pela tecnologia mexendo no celular e não estar conectado com o santuário interior do silêncio meditativo,dessa forma, acontece uma imersão que ajuda a melhorar a ansiedade, aumentando a percepção cognitiva, reforçando o sistema imunológico, sendo a medicina preventiva preparando nosso corpo e se deixar surpreender, afinal nós somos a natureza.

De acordo com Alex Gesse, a floresta é um grande livro de metáforas e símbolos e, quando os encontramos, servem de espelho psicológico do nosso próprio momento vital e da nossa trajetória de vida, por isso é importante ouvirmos os sons da natureza como um efeito terapêutico, imagine o canto dos pássaros ao nosso redor, você imagina a importância desse som? Eles tem uma vibração particular que estimula o crescimento dos brotos das plantas, nas flores e árvores. 

Não fazemos ideia de tão pequenos somos e nem sequer desenvolvemos a sabedoria para termos a compreensão sob a leis universais. Os elementos da natureza, o reino mineral, vegetal, e animal, tem um importante papel de harmonizar, equilibrar e visa beneficiar a humanidade. Por isso, temos o compromisso de zelar por todas essas formas de vida, e devemos olhar para a natureza como um todo, um conjunto de elementos que estão interligados.

Já refletiu sobre acordar com a natureza e viver dentro do ritmo da natureza?

 Cada vez que emanamos para o planeta sentimentos, pensamentos, palavras, atitudes distorcidas que carregamos frequentemente seja consciente ou inconscientemente o universo as torna em vibrações, frequências de energia que se manifestam em forma de matéria, e afeta drasticamente nosso corpo e também sensivelmente a natureza que entra em desarmonia causando as desordens climáticas. No que tange nosso corpo, está registrado toda memória e informações da energia da matéria, nós abrigamos muitas dessas informações da natureza. As nossas células têm a essência da origem da vida, o cérebro lembra as experiências dos mamíferos da história humana e sua mente conhece toda a história do universo, pois cada parte tem a informação do sistema.

No poema “Árvore”, Manoel de Barros retrata bem como devemos ter a sensibilidade de sermos também pertencentes à natureza:

“Um passarinho pediu a meu irmão para ser sua árvore.
Meu irmão aceitou de ser a árvore daquele passarinho.
No estágio de ser essa árvore, meu irmão aprendeu de
sol, de céu e de lua mais do que na escola.
No estágio de ser árvore meu irmão aprendeu para santo
mais do que os padres lhes ensinavam no internato.
Aprendeu com a natureza o perfume de Deus.”

Os seres humanos não se voltam mais para a natureza em busca de orientação. A Terra tem cada vez menos tempo restante de existência. Devemos cooperar e respeitar o bioma e outras formas de vida, sobretudo a memória global.

O amor é o ingrediente para preservação da biodiversidade. Cuide, preserve, aproveite as forças curativas, aprenda com a natureza. Não há melhor medicação para o seu bem estar físico.

Antes de finalizar esse texto, quero citar as palavras de sabedoria do escritor Torkom Saraydarian:

“Sua natureza amorosa também deve ser desenvolvida. Nenhum poder psíquico pode ser usado corretamente, a não ser que seja usado no amor, pelo amor. Quanto mais pura dor nossa natureza, mais límpida será nossa receptividade.”

Uma pessoa cujo corpo físico, emocional e mental esteja impregnado de impedimentos e impurezas mudará a natureza de uma impressão e até usará mal, ferindo-se e ferindo os demais.


Mônica Prado

jornalista, empresária de moda , jornalista de moda, Bacharel em Musicoterapia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) com especialidade na área geriátrica, neurológica e gestacional, palestrante, com mais de 26 anos de experiência clinicando como Terapeuta. Escritora autodidata, colunista da Revista Metropolitana (Salvador), Jornal do Povão (SE), Jornal do Povão (MG), apoiadora da Revista conexão Literária além da participação semanalmente do programa de rádio com abordagens e temáticas diversas sobre bem-estar, comportamento, consciência, espiritualidade, saúde psicoemocional, dualidade, autoconhecimento entre outros. Criadora do método Modaterapia em que no campo da terapia observa e percebe a ótica da imagem e o comportamento das pessoas em relação à moda. Transcreve conhecimentos e experiências dos atendimentos em consultório, ajudando no empoderamento feminino, elevando a autoestima da mulher, fertilizando a vida através das suas experiências singulares, o bem-estar e aceitação de si mesma.


Clique na imagem para mais informações!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações contidas nas edições selecionadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.

Clique na imagem para mais informações!
Clique na imagem para mais informações.

Um comentário

  1. 👏👏👏👏👏 linda mensagem, não por menos sou bicho do mato, que adora estar perto do som do riacho e longe do som dos carros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *