Conteve-se por alguns instantes diante da Igreja. Pensou, titubeou, arrependeu-se. Voltou para casa. Trocou-se e fez um café forte. Porém, por mais que tentasse não conseguia esquecer. Casou-se com um homem bom, de costumes e valores e que acreditava piamente em sua pureza. Mas até quando conseguiria manter as aparências? Até quando dissimular seria a saída? Sua mente revoltosa traía sua vontade sincera de ser feliz junto de Jairo. Precisava falar com alguém. 

Decidiu novamente procurar o padre e lhe contar seus mais íntimos segredos. Livrar-se de vez dos tormentos de seu passado e tornar-se verdadeiramente pura para seu marido. Levar adiante o sonho de ter uma família, um lar, um bom homem que lhe acompanharia para todo o sempre. 

Vestiu-se novamente e caminhou, agora sem medo, até a Igreja. Procurou pelo simpático padre e estabeleceu com ele uma severa confissão, esperançosa de lavar a alma e o coração. 

“Pequei, padre! Pequei contra mim mesma. Pequei contra o que acreditava, pequei por calar-me. Pequei por aceitar a carne, por renegar a alma. Ah, Senhor! Quem dentre os homens não peca? Pequei por amar a vida. Por amar os homens…” 

Recebeu do padre a penitência. Voltou pra casa mais leve. Enfeitou-se como nunca para aguardar o marido que não veio. 

Do outro lado da cidade, Jairo embriagava-se de perfumes alheios. E Jezabel adormecia mais uma noite em silêncio e fria. 


Joseani Adalemar Netto é natural de Santos Dumont, Minas Gerais. Formada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialista em Educação Infantil, Especialista em Educação Contemporânea pelo IF-Sudeste, campus Santos Dumont e Mestre em Letras – ProfLetras UFJF. Leciona Língua Portuguesa e suas Literaturas na Rede Municipal e Particular de Santos Dumont. É membro efetivo da Sociedade Brasileira dos Poetas Adravianistas (SBPA), Coordenadora do Projeto de Leitura LeiturAMA-SD, membro atuante da Ação em Movimentos Artísticos de Santos Dumont (AMA-SD), fundadora e coordenadora da Academia Brasileira de Autores Aldravianistas Infantojuvenil – SD (ABRAAI-SD), membro correspondente da Academia Portuguesa de Ex-Libris (APEL). É contadora de histórias, palestra sobre Educação e Literatura, ministra oficinas e atividades culturais voltadas para o incentivo à leitura e à escrita tanto para estudantes quanto para a formação de professores na cidade de Santos Dumont e região. Tem seus textos publicados em antologias literárias como o Livro IV, V, VI, VII e VIII e IX das Aldravias; Antologia Juiz de Fora ao Luar; Antologia Múltiplas Palavras, UBT (JF), e-book Cronistas da Quarentena (2021), Livro foto-poema pela Lei Aldir Blanc. Possui capítulos em livros pedagógicos voltados para o Letramento Línguistico e Literário, artigos publicados em jornais e revistas voltados para a Educação. Já prefaciou livros e quarta capa para vários outros escritores e poetas. Trabalha como revisora linguística em várias publicações. É colaboradora externa no Projeto Propostas Pedagógicas para o Ensino de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, atuando como co-orientadora dos bolsistas de Letras na construção de sequências didáticas, do IF-Sudeste, campus Juiz de Fora e atua também no projeto de pesquisa Performances do Narrador, UFMG, com o olhar para as obras de Conceição Evaristo. Participa de forma atuante em oficinas, palestras, cursos, saraus e atividades afins. Possui certificados e medalhas de Mérito Cultural por sua atuação como fomentadora da cultura local e da região, oferecidas pela SBPA, Lesma Poesia, Rotaract, Interact, Câmara Municipal de Santos Dumont, dentre outros. 


Clique na imagem para mais informações!

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações contidas nas edições selecionadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.

Clique na imagem para mais informações!
Clique na imagem para mais informações.

2 Comentários

  1. Beatriz Netto Hauck

    👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *