Virada Sustentável: UNIC Rio promove exposição sobre direitos humanos em SP

A partir desta sexta-feira (15), obras do artista visual peruano Ivan Ciro Palomino sobre direitos humanos serão exibidas no canteiro central da Avenida Paulista, em São Paulo.

As obras retratam que todas as pessoas, independente de raça, religião, origem, ou qualquer outro fator de identificação, têm direito à educação, à saúde, à informação, aos esportes e a uma vida digna.

A iniciativa faz parte da programação da 13ª edição da Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade do Brasil.

Obra de Ivan Ciro Palomino marca os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Legenda: Obra de Ivan Ciro Palomino marca os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.Foto: © Ivan Ciro Palomino

Começa neste sábado (16), a 13ª edição da Virada Sustentável em São Paulo, o maior festival de sustentabilidade do Brasil. O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) participará do evento promovendo a exposição Liberdade, Igualdade e Justiça, do premiado artista peruano Ivan Ciro Palomino, que celebra os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

As obras ficarão expostas no canteiro central da Avenida Paulista a partir desta sexta-feira (15) e ficarão disponíveis para visitação até o dia 15 de outubro.

A mostra retrata que todas as pessoas – crianças e jovens, pessoas idosas, idosos, pessoas indígenas, afrodescendentes, pessoas LGBTQIA+ e portadoras de deficiência –têm direito à educação, à saúde, à informação, aos esportes e a uma vida digna. As obras lembram ainda que cuidar uns dos outros implica também no cuidado com o meio ambiente.

“A exposição é um convite para refletirmos sobre a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e suas contribuições para as grandes conquistas da humanidade no pós-Segunda Guerra: a Liberdade, a Igualdade e a Justiça. É também um lembrete sobre a necessidade de defendermos os direitos humanos no nosso dia a dia e com todas as pessoas, sempre e em todo lugar”, explica a diretora do UNIC Rio, Roberta Caldo.

75 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos

Elaborada por representantes de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 10 de dezembro de 1948 como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. E estabeleceu, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. [Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948]

Segundo o representante regional para o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) na América do Sul, Jan Jarab, os 75 anos da Declaração Universal são uma oportunidade para valorizar as inúmeras conquistas a partir do sistema internacional de direitos humanos.

“É também uma oportunidade para entender que nossa paz e prosperidade enfrentam ameaças – tradicionais, como a injustiça e as guerras, e novas, como a mudança climática e o discurso de ódio no mundo digital – contra as quais devemos nos rebelar”, esclarece o representante do ACNUDH.

Obra de Ivan Ciro Palomino faz parte da exposição "Liberdade, igualdade e justiça", que celebra os 75 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos.
Legenda: Obra de Ivan Ciro Palomino faz parte da exposição “Liberdade, igualdade e justiça”, que celebra os 75 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos.Foto: © Ivan Ciro Palomino

Virada Sustentável

A Virada Sustentável oferece uma programação totalmente gratuita voltada para temas como consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente, economia circular e responsabilidade socioambiental, entre outros. Organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades participarão do evento.

O principal objetivo da Virada Sustentável é apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.

O encerramento da edição de 2023 da Virada Sustentável acontecerá no dia 24 de setembro. A programação completa com todas as atividades pode ser acessada no site oficial do evento.

Ivan Ciro Palomino

Peruano, Ciro é formado pela Faculdade de Artes e Design da PUC do Peru e um parceiro de longa data do UNIC Rio. Explorando temas sociais, ambientais e humanitários, já foi premiado pela ONU em dois concursos. Em parceria com o UNIC Rio, fez a exposição Consciência, que entre 2019 e 2022 foi vista por mais de 200 mil pessoas em cinco espaços de visitação no Rio de Janeiro, São Paulo e outras 12 cidades brasileiras. Mais informações sobre o artista, acesse aqui.

Serviço:

  • O que: Exposição Liberdade, Igualdade e Justiça
  • Quando: 15 de setembro a 15 de outubro
  • Onde: Canteiro central da Avenida Paulista, próximo do nº 1578, Bela Vista
  • Entrada franca

Artigo publicado pelo portal da ONU Brasil no dia 30/08/2023. Você pode encontrar mais artigos sobre esse e de diversos outros temas aqui.


A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.


Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações contidas nas edições selecionadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.

Clique na imagem para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *