Dia Internacional da Não-Violência

Mensagem do secretário-geral da ONU para o Dia Internacional da Não-Violência, assinalado em 2 de outubro – aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi.

Neste Dia Internacional da Não-Violência, comemoramos não apenas o nascimento de Mahatma Gandhi, mas também os valores atemporais que ele defendeu: respeito e compreensão mútuos, justiça e o poder da ação pacífica. 

Secretário-geral da ONU participa de coletiva de imprensa em frente ao monumento "Não-Violência" na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.
Legenda: Secretário-geral da ONU participa de coletiva de imprensa em frente ao monumento “Não-Violência”, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.

A mundialmente famosa peça de arte foi criada pelo artista sueco Karl Fredrik Reutersward em 1980 como um símbolo universal da paz.

A peça foi um presenteada pelo governo de Luxemburgo às Nações Unidas em 1988, e está localizada na Praça de Visitantes.Foto: © Foto da ONU/Eskinder Debebe

Nosso mundo enfrenta graves desafios: desigualdades crescentes, tensões cada vez maiores, proliferação de conflitos e agravamento do caos climático.

Também vemos as divisões se aprofundando dentro dos países – com a democracia ameaçada e o discurso de ódio e a intolerância em marcha.  

Podemos superar essas aflições e traçar um curso em direção a um futuro mais brilhante e pacífico.

  • Se entendermos – como fez Gandhi – que a magnífica diversidade de nossa família humana é um tesouro, não uma ameaça. 
  • Se investirmos na coesão social, cultivarmos a coragem de fazer concessões e a determinação de cooperar.
  • Se garantirmos que todas as pessoas – independentemente de status, histórico, circunstância ou fé – possam viver vidas de dignidade, oportunidade e direitos.
  • Se nos unirmos em torno de nossa humanidade comum. 

Vamos nos lembrar do sábio conselho de Gandhi:

“Nossa capacidade de alcançar a unidade na diversidade será a beleza e o teste de nossa civilização.”

Prestemos atenção em suas palavras hoje e nos comprometamos novamente com esse propósito essencial.

Artigo publicado pelo portal da ONU Brasil no dia 19/09/2023. Você pode encontrar mais artigos sobre esse e de diversos outros temas aqui.


A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.


Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações contidas nas edições selecionadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.

Clique na imagem para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *