No meio do caminho

A culpa de todo aquele caos era da saudade

Talvez eu esteja equivocada, o correto seria dizer que parte do caos se devia a saudade. Mas a frase, como colocada, funcionava melhor para dar início ao texto. Certamente, as pessoas que estavam naquele lugar sentiam falta do tempo no qual viveram: o tempo absoluto… “No meu tempo que era bom”, essa era uma das frases mais repetidas durante a confusão incitada naquele fatídico dia. O dia em que a saudade passou a doer. 

Piracicaba não é uma cidade gigante, normalmente é possível ir da zona norte ao centro em apenas uma hora. Bastava apenas pegar a linha 444 – Sônia/Centro. Naquele dia, decidi romper o ciclo da minha saudade e resolvi visitar uma pessoa muito querida, contudo essa pequena viagem durou uma eternidade. E para piorar, eu nunca cheguei ao meu destino. Naquela tarde, eu aprendi da pior forma que a nostalgia de alguns pode se tornar uma navalha, ferindo permanentemente os outros. Logo eu que nunca me interessei por política, descobri que o flerte delirante com um passado glorioso talvez seja um indicador de crueldade – do tipo que inevitavelmente condenaria uma nação inteira. 

Quando o ônibus se deparou com o caos, eu estava com a cabeça encostada no vidro, mexendo no celular. Uma massa histérica bloqueava o caminho e devido às bandeiras, podia jurar que se tratava de algo relacionado a futebol. Antes fosse! A polícia dava cabo de torcedores fanáticos rapidinho, como sempre deu, mas daquela vez foi diferente. 

Diferente de um jeito que só a saudade poderia explicar… 

O caso é que a pista estava bloqueada e a minha mãe enferma que eu não via há mais de seis meses me esperava do outro lado da barreira. A saudade que eu tinha dela me colocou naquele trajeto, mas a saudade de terceiros o bloqueou para sempre. Nas doze horas que permaneci ali, uma distância intransponível foi colocada entre mim e a pessoa que eu mais amava nessa vida. Na décima terceira hora, ao me ligar, minha irmã me comunicou que o infortúnio se concluiu. 

Minha mãe se foi para sempre. 

A saudade permaneceu e o bloqueio também. 

 


Tchelo Andrade, 30 anos, escritor, game designer, ilustrador, produtor cultural e educador patrimonial desde 2010 tem trilhado uma jornada pelo caminho das artes independentes e do aprendizado autodidata. Atualmente estuda Licenciatura em História pela Faculdade Estácio, é liderança no projeto de impacto social Fundação Triunfo e escreve aventuras de RPG para a editora Retropunk do Rio de Janeiro

tchelo1999


Esse espaço bacana de apoio e fomento à cultura pode mostrar também você e a sua marca!

Agora você pode anunciar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

Para se destacar em nossa plataforma, você pode escolher de uma a quatro edições do programa de parceria Tramando. Isso significa que todas as publicações contidas nas edições selecionadas irão destacar aqui a sua marca, logo após cada texto e exposição. Os preços variaram de R$ 40,00 a R$ 100.

Basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp (32) 98452-3839 ou diretamente na nossa página do Instagram para adquirir seu espaço!

Clique na imagem para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *