Sombra como metáfora da meia-luz do outono

Tudo começou em tempos remotos. 

 Remotos o suficiente para manterem obscurecidos aspectos das ações contidas em tantos relatos, mitos, histórias e alegorias. Mas, que, mesmo sob um plano subterrâneo, conservam a sua voz, seus protagonistas e efeitos que reverberam no tempo. 

Todavia, como seria esse relato?  

Poderíamos iniciar falando sobre o longo caminho que leva àquela que foi “feita de nuvens”, a bela Helena. Na verdade, um simulacro, uma sombra daquela original que se quedou no Egito, não tendo presenciado, portanto, a cruenta guerra feita em seu nome. 

Antes, porém, seria importante refletir sobre os muitos aspectos, significados e nuances da (palavra) sombra. Como, por exemplo: ilusão; espectro; simulacro; engano; ausência; duplo; subterrâneo; fantasmagórico; véu; efêmero; cópia; invisível; indistinto. 

Que subsistem nesse intrincado trajeto onde tantas histórias se entrelaçam no laço primordial da fatalidade (atê) que a tudo e todos amarra e determina, sem perdão. 

Sejam deuses, semi-deuses, ou humanos seres. Conforme Roberto Calasso, “…cada ato do mito acontece em uma história divergente que se reflete em outras, que nos tocam como pedaços do mesmo tecido” 

As sombras são seres de contornos indefinidos. Podem conter muitas formas. Entes de presença indetectável, como algo de ausência presente. Seu reflexo induz a esconder a magia da luz. A contar a história do mito através do seu contrário. Do seu duplo aspecto. 

Roberto Calasso lembra que “para cada mito narrado, há um mito não narrado e inominado que lhe acena da sombra e que aflora em ilusões, fragmentos, coincidências…” 

O corpo despedaçado de Osiris por Seth é recomposto, menos o falo, que terá um simulacro de madeira feito por Ísis, para poder trazê-lo de volta.  

o Nilo é fertil como fertil era o falo de Osíris. Mas o verdadeiro se perdeu. Reina a cópia. A ilusão. O engano. Como reinaram SEMPRE, desde os tempos da primeira geração divina: 

“No perpétuo banquete olímpico, um pai e um filho olhavam-se, e entre os dois cintilava, invisível a todos, mas não a eles, a foice dentada com que Cronos cortara os testículos de Ouranós”. 

A presença daquilo que não é mais na sua inteireza e materialidade continua viva através de uma outra face reconstituída pelo espectro que “acena da sombra” e renova a história e o arquétipo uma vez mais. 

Há que se seguir em frente…. 

 


Sou Marina Alexiou, natural e cidadã de São Paulo, capital. Graduada e mestre em Filosofia pela PUC/SP, escritora de Prosas poéticas e artigos sobre cultura desde 2009, e 18 anos de experiência como professora universitária.  Com vivência de 1 ano em Portugal onde participei do livro “Coimbra em Palavras”, pela editora Aquarela do Brasil, lançado também em Portugal.  Também fui finalista com premiação na categoria Literatura (adultos) do Concurso Internacional de Arte Contemporânea MULTIEXPO & EL SALÓN DE LOS RECHAZADOS DEL S. XXI, realizado entre 2022/2023. 

Gosto de colecionar belas imagens pois elas me levam para o seu mundo simbólico, inspirando a minha escrita. Significa muito para mim poder vivenciar o mundo da arte e cultura com contribuições e trocas as mais diversas. 


Esse espaço bacana de apoio e fomento à cultura pode mostrar também você e a sua marca!

Agora você pode anunciar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

Para se destacar em nossa plataforma, você pode escolher de uma a quatro edições do programa de parceria Tramando. Isso significa que todas as publicações contidas nas edições selecionadas irão destacar aqui a sua marca, logo após cada texto e exposição. Os preços variaram de R$ 40,00 a R$ 100.

Basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp (32) 98452-3839 ou diretamente na nossa página do Instagram para adquirir seu espaço!

Clique na imagem para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *