Em tempos de intensas chuvas em São Paulo, me peguei pensando nos trabalhos com água que expus no Museu de Arte Sacra de São Paulo, uma metáfora visual do nosso inconsciente e sua capacidade de nos abrigar em momentos difíceis. Compostos por uns vidros cilíndricos preenchidos com água até a metade, os trabalhos da série Arquipélagos mentais trazem pequenas ilhas de madeira e lã, flutuantes e exibidas em seu interior, os supostos pedações de chão abarcam objetos e palavras que se chocam ou derivam em nossa mente.
Em um dos trabalhos intitulado Profundidades, de 2021, há uma cadeira submersa, que está invertida e presa ao fundo. À primeira vista, pode parecer um elemento estranho em meio ao cenário aquático, mas é justamente ela que representa o nosso lugar de refúgio no mundo interior, como o que nos acolhe mesmo quando a realidade parece virada de cabeça para baixo. O inconsciente humano nos oferece um lugar seguro para nos abrigarmos das tormentas externas e nos reorganizarmos, e assim como a ilha flutuante dentro do vidro, nosso inconsciente é um arquipélago de memórias, emoções e desejos, que pode ser visitado e explorado em momentos de introspecção. Os trabalhos da série Arquipélagos mentais, são um convite a mergulhar nesse universo interior e a nos reconectar com a nossa própria essência, em um processo de autoconhecimento e aceitação. Em tempos de inundações e caos, penso sobre a nossa capacidade de lidar com as adversidades da vida e encontrar abrigo dentro de nós mesmos. Enquanto amanhece mais um sábado cinza e chuvoso na cidade de pedra, espero que possamos encontrar o nosso próprio arquipélago de paz e serenidade em meio à tempestade.
Diego Rimaos é artista e restaurador mineiro. Sua pesquisa explora a tridimensionalidade por meio de materiais diversos, tecendo um elo entre memória, cultura e autoconhecimento. Abordando em seus trabalhos a sensibilidade do existir de forma coletiva e individual, questionando limitações e valores éticos oriundos da memória, um passado que segundo o artista constitui e molda o presente. Como restaurador atua em atividades de preservação do acervo do Arquivo Público do Estado de SP
Esse espaço bacana de apoio e fomento à cultura pode mostrar também você e a sua marca!
Agora você pode anunciar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!
Para se destacar em nossa plataforma, você pode escolher de uma a quatro edições do programa de parceria Tramando. Isso significa que todas as publicações contidas nas edições selecionadas irão destacar aqui a sua marca, logo após cada texto e exposição. Os preços variaram de R$ 40,00 a R$ 100.
Basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp (32) 98452-3839 ou diretamente na nossa página do Instagram para adquirir seu espaço!