A arte da meditação para ansiedade

Tornar a meditação um hábito pode parecer difícil, mas algumas técnicas podem ajudar. Aprenda como inserir a prática em seu dia a dia e superar dificuldades. 

Sentado embaixo de uma árvore e com as pernas cruzadas, conectado com a mente e o coração, começa a meditação. Foi assim que Sidharta Gautama (um líder religioso, príncipe da dinastia Sakia, na Índia, que abandonou tudo para seguir uma vida espiritual) desenvolveu o budismo, deixando o palácio e partindo para o mundo em busca de respostas. Ele sentou-se sob uma árvore Bodhi, originária da Índia, e encontrou as respostas para as perguntas que tanto o atormentavam, alcançando a compreensão completa da essência da vida.

Não importa o barulho interno ou externo, esse é o caminho quando falamos dessa disciplina interiorque passa por transformações. Travamos uma batalha constante com os nossos pensamentos e as minúcias do cotidiano que nos levam de uma forma fugidia, interferindo no nosso processo de auto investigação. 

Quem sou eu? Uma das coisas mais importantes na meditação é que precisamos construir o hábito, o hábito de meditar. Por quê? Porque tudo que fazemos em nossas vidas, no começo nos deixa muito animados e, depois de um tempo,  perdemos o interesse, diz Mingyur Rinpoche.

Particularmente, não gosto de falar sobre técnicas de meditação, e sim sobre como ela é  uma prática que devemos levar com seriedade, comprometimento e disciplina. Posso falar com propriedade, pois sou praticante de meditação há 30 anos. Eu era muito agitada, elétrica e ansiosa, e confesso que no começo, não foi fácil.Você não consegue fazer muito, só faz um pouco– no início, existe  impaciência,  barulhos externos,  pensamentos contumazes…, foi um exercício constante para ultrapassar essas barreiras. Concentrar-se na respiração é o foco principal para se manter na quietude. Nessa jornada solitária, encontrei algumas resistências, mas aos poucos fui me entregando e me sentia bem. Meu coração estava envolvido, havia sentimento, uma conexão inexplicável, para meu espanto. “Uauuu que maravilha! ”. Logo depois, eu não conseguia meditar com regularidade, porque eu não tinha esse hábito. Entretanto, com muita disciplina, consegui e não parei mais de meditar. Hoje pratico com mais regularidade e foi um processo de autodesenvolvimento e autoconhecimento. A meditação me ajudou a relaxar perante picos de ansiedade e a controlar melhor meus pensamentos automáticos.

Para meditar é necessário transpor os bloqueios que impedem de estar receptivo a espiritualidade e a escuta interior.A exaustão e especialmente as coisas que são difíceis de encarar como medo, culpa e preocupações, são coisas que deixam o ser humano vulnerável, e a maioria não consegue admitir essas coisas para si. Os esforços do trabalho fazem com que haja essa incapacidade de manter a disciplina para a prática meditativa. Aquietar os pensamentos ininterruptos, frenéticos, obsessivos e repetitivos não ajuda a trazer uma serenidade mental— o importante é abrir esse canal à consciência espiritual e ao corpo para a pessoa perceber o propósito e o significado. O que você pensa durante o dia? Até que ponto você monitora seus pensamentos? O que você diz para si e para os outros a cada momento?

Documentários sobre meditação seriam contraditórios:pedir para você dedicar seu tempo na frente da TV ou no celular ao invés de sentar e meditar? Não basta assistir e colocar o fone de ouvido. É necessária uma preparação adequada. Escolha o horário que você se sente bem, use uma roupa confortável, esteja sentado no chão com a coluna confortavelmente ereta, mantenha as mãos nas coxas, voltadas para cima, pernas cruzadas, inspire e expire suavemente. Ee sentir câimbras por não ter o costume, sugiro que faça numa cadeira com os pés apoiados no chão. Se preferir, pode fazer a meditação guiada para iniciantes.Há vários aplicativos, séries documentais e podcasts, que posso sugestionar no que se enquadra na sua necessidade diária: Headspace meditação guiada (Netflix), explicando a Mente: Episódio Meditação (Netflix), Heal(Amazon Prime).App: Meditação, heartfulness,Lojong: Meditação Mindfulness, Calm, Insight time, Sattva. Monja Coen: 5 minutos que podem transformar a sua vida, Monja Coen ensina a meditar (Youtube),medite em casa com a Monja Coen. Meditação para entrar fácil na meditação transcendental (podcast/spotify)

Pilates e yoga são modalidades que ajudarão nessa conexão corpo e mente, trabalhando os exercícios respiratórios. É um método de meditar e treinar seu corpo, principalmente quem tem rigidez corporal e algumas limitações que impedem no momento da meditação. Praticando ajudará a melhorar a postura, buscando equilíbrio e harmonia entre ambos. A atriz, cantora e produtora Claudia Raia confirma sua experiência com a meditação. “Fui apresentada à meditação pela Fernandinha Souza, que é uma das ‘filhas’ que a profissão me deu, e fiquei apaixonada. Sempre fui muito agitada e achei que fosse impossível para mim meditar. A meditação transcendental, que está me trazendo de volta ao eixo. Sempre com muito exercício físico, alimentação saudável, bom humor e vontade de fazer e acontecer…” diz ela.

A meditação nos traz um frescor de novas frequências que aos poucos vai acalmando nossos pensamentos e emoções, delineando nossa verdadeira natureza, melhorando o nosso comportamento, trazendo autoconhecimento, totalidade, integração e crescimento espiritual, que ajudam na sua saúde mental.“Sempre teremos problemas para enfrentar, mas se nossa mente estiver calma, isso vai fazer toda a diferença. Na superfície podemos ficar chateados, mas tudo muda se pudermos permanecer calmos nas profundezas da nossa mente,” diz Dalai Lama. 

O ser humano é movido pelos padrões comportamentais e atitudinais, vivendo com emoções perturbadoras, e é daí que surge a deterioração mental. No caso da ansiedade, causa impactos profundos na saúde física e emocional. A meditação pode aliviar, reduzir o estresse e a ansiedade. Quando estamos sob pressão, passando por problemas difíceis, ou em situações desconfortáveis com as  quais não estamos acostumados, a situação complica. Em um artigo publicado no periódico Jama Psychiatry, pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, indicaram que a redução da ansiedade e do estresse baseada em mindfulness (também conhecida como “atenção plena”) pode ser quase tão eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade quanto…. 

Você provavelmente deve ter assistido ao filme “Comer, rezar e amar”, um filme eterno que não deve deixar de ver. A atriz Julia Roberts (Liz) interpreta uma escritora que, após decidir se divorciar do marido, parte em uma viagem solitária em busca da mudança e de encontrar a si própria. A viagem se inicia na Itália (comer), depois na Índia (rezar) e por fim na Indonésia (amar). No filme, ela passa alguns meses em um ashram na Índia, mergulhando  na espiritualidade e, na prática da meditação, buscando paz interior e um sentido mais profundo para a vida. “O segredo é não ter medo, aceitar o que vier, aceitar quem somos, aceitar nossos defeitos e parar de nos culpar por eles. Temos que enfrentar a dura realidade de quem somos para assim poder mudar e nos transformar. Quando aprendi a aceitar quem eu sou, aprendi a me amar e a ter paciência com os meus defeitos” 

Acredito que esse foi o passo essencial que eu dei na jornada em busca da felicidade, foi a partir daí que comecei a ver a luz no fim do túnel. ” Raissa Caroline

Qualquer pessoa pode aprender a arte de meditar, nem que seja por alguns minutos. Então, permita-se adentrar na sua vacuidade (estar no vazio) interna e permitir ser contemplado pela energia silenciosa que o permeia, entrando em total estado meditativo. Suponha que, por exemplo, você queira meditar 30 minutos por dia: não comece meditando 30 minutos, mas sim 15. Se você quer meditar por uma hora, comece com 20 ou talvez 30 minutos. 

Depois, vai ampliando o tempo, mas não tem porque se preocupar, o importante é se concentrar. “Ah! Acordou tarde e precisa ir trabalhar”. Não se preocupe, exceto que você tenha um compromisso inadiável e não seja possível meditar. 

Por favor, não fique frustrado, faz parte da jornada, pode fazer de madrugada, no final da tarde, à noite, a qualquer hora do dia, a depender da sua rotina, o importante é se comprometer. Tenha em mente que o mundo está em constante mudança e que somos afetados por ela.

Se olharmos do ponto de vista, a mente só conhece o conhecido, mas como encontrar o desconhecido? Você sabe o propósito da meditação?

É um mergulho profundo, é um caminhar solitário que requer renúncias e a capacidade de se questionar constantemente. Descubra, dentro de você, um lugar de equilíbrio, paz, saúde e bem-aventurança.


Mônica Prado

é bacharel em Musicoterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Salvador, (UCSAL) com especialização na área neurológica, geriátrica e gestacional, com mais de 26 anos de experiência clínica como Terapeuta. Escritora, jornalista, colunista, comunicadora, pesquisadora e palestrante. Colunista da Revista Metropolitana, Jornal do Povão (SE), Jornal do Povão (MG), Revista Trama bodoque (BH), Além da participação semanalmente do programa de rádio (Aracaju) com abordagens e temáticas diversas sobre bem-estar, comportamento, consciência, espiritualidade, saúde psicoemocional, dualidade, autoconhecimento entre outros. Criadora do método Modaterapia em que no campo Da terapia observa e percebe a ótica da imagem e o comportamento das pessoas em relação à Moda. Transcreve conhecimentos e experiências dos atendimentos em consultório ajudando no Empoderamento feminino, elevando a auto estima da mulher, fertilizando a vida através das suas experiências singulares, o bem-estar e aceitação de si mesma.


Assine a nossa newsletter por apenas R$10 por mês e receba mensalmente edições temáticas por e-mail

Assine nossa Newsletter!

* indicates required

Assinando nossa newsletter, você contribui diretamente para a continuidade dos trabalhos da Trama e das ações culturais da Bodoque!


Esse espaço bacana de apoio e fomento à cultura pode mostrar também você e a sua marca!

Agora você pode anunciar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

Para se destacar em nossa plataforma, você pode escolher de uma a quatro edições do programa de parceria Tramando. Isso significa que todas as publicações contidas nas edições selecionadas irão destacar aqui a sua marca, logo após cada texto e exposição. Os preços variaram de R$ 40,00 a R$ 100.

Basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp (32) 98452-3839 ou diretamente na nossa página do Instagram para adquirir seu espaço!

Clique na imagem para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *