Biografia: Henri Cartier Bresson

por: Frederico Lopes

Henri Cartier Bresson é considerado por muitos críticos e profissionais do campo das Artes como o pai do fotojornalismo e um dos fotógrafos mais influentes do século XX. Nascido na França em 1908, sua família possuía uma empresa no ramo têxtil e ainda menino recebeu como presente uma câmera Box Brownieque foi para ele como um divisor de aguas, marcando sua vida de uma vez por todas. A partir dai, Bresson tornou-se um amante fiel à arte da fotografia e logo passou a experimentar outras câmeras, técnicas e possibilidades. 

Nesse sentido, Cartier Bresson enveredou-se rumo ao fotojornalismo e foi um profissional extremamente importante para o mesmo, mas se tornou famoso de fato por retratar eventos corriqueiros do dia-a-dia, principalmente entre 1930 – 1960, pois, o fez com tamanha sensibilidade e competência que é de fato um dos fotógrafos mais influentes do mundo cuja obra, apesar de não ser considerada tecnicamente por muito perfeita, são de uma genuína beleza. 

O fotografo foi muito influenciado pelos trabalhos do húngaro André Kértsz e pela produção de Artes Plásticas da época, chegando inclusive a ingressar em um curso de Artes em um estúdio parisiense. 

Após a segunda grande guerra, Bresson criou a famosa agência fotográfica: Magnumem parceria com Bill Vandivert, Robert Capa, George Rodger e David Seymour. Nesta época, suas produções se tornam mais requintadas, publicando fotos celebres nas revistas Life, Vogue e Harper’s Bazaar. Foi ainda o fotografo europeu pioneiro na revelação do universo cotidiano da União Soviética em pleno regime comunista, com autorização para tal feito naturalmente em 1954 depois da morte de Stalin. 

Seu trabalho influenciou toda uma geração de fotógrafos que viram em sua obra um olhar singelo que transpira verdade, flagrando as manifestações mais espontâneas dos sentimentos inerentes ao homem, ainda que tais sentimentos estejam submergidos em uma densa camada de cotidiano. 

Henri Cartier Bresson cria em 2000 uma fundação morre em 2004, aos 95 anos, na Provença em seu país natal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *