CAMPANHA DA ONU, ‘PAUSE’, AJUDOU A RETARDAR A DISSEMINAÇÃO DE DESINFORMAÇÕES POTENCIALMENTE FATAIS

campanha da ONU ‘Pause‘, que encoraja consumidores das mídias sociais e de outras notícias a parar e checar a validade da informação que compartilham, recebeu importante endosso após um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) concluir que ela auxiliou a encorajar uma mudança comportamental necessária para parar a disseminação da desinformação online.

O relatório, conduzido no Reino Unido e nos Estados Unidos, descobriu que o simples ato de fazer uma pausa para questionar a origem, credibilidade, relevância e veracidade de qualquer informação antes de compartilhá-la em telefones, computadores e plataformas de mídia social, reduziu significativamente a propensão das pessoas a compartilhar informações incorretas.

Iniciativa Verificado – A campanha foi lançada sob a iniciativa ONU Verificado, em colaboração com a agência de impacto social Purpose, cujo objetivo é empoderar pessoas ao redor do mundo com informação com base científica durante o combate à COVID-19.

Trabalhando com agências da ONU, influenciadores, sociedade civil, empresas e plataformas de mídias sociais, a campanha Verificado cria e distribui informação confiável, precisa, e encoraja consumidores a mudar suas práticas de consumo midiático para reduzir e parar a disseminação da desinformação online.

No estudo, participantes que viram o conteúdo da campanha ‘Pause’ foram notavelmente menos suscetíveis a compartilhar manchetes falsas.

Manter uns aos outros a salvo – “A tarefa monumental no combate à desinformação pertence a todos nós. É sobre como nós podemos nos unir para incitar a mudança social, mudando normas de comportamento e aproveitando o senso de solidariedade das pessoas para manter uns aos outros a salvo,” disse Melissa Fleming, subsecretária-geral da ONU para Comunicações Globais.

“O estudo do MIT mostra que pausar antes de compartilhar não é somente possível, como também uma coisa responsável a se fazer, especialmente em um período onde se tornou difícil separar a verdade das mentiras”, afirmou a chefe de comunicação da ONU.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas nos primeiros três meses de 2020, aproximadamente 6 mil pessoas foram hospitalizadas devido à desinformação da COVID-19. A campanha ‘Pause’, que alcançou aproximadamente um bilhão de pessoas em 2020, está redobrando seus esforços para empoderar mais pessoas a compartilhar informação responsavelmente.

Nova fase – A nova fase da campanha pede ao mundo para usar a #prometopausar, e o bordão “inunde a internet com o símbolo de pausa”.

Guiada por pesquisa, a campanha é construída sobre a premissa de que, ao interromper, mesmo por alguns segundos, o impulso de compartilhar algo que vemos – um ímpeto muitas vezes alimentado por emoções como excitação, raiva e até altruísmo – nos permitimos tempo para pensar mais criticamente.

“Durante a pandemia por COVID-19, a informação errada pode ser mortal. Aceite o compromisso de pausar e ajudar a parar a disseminação de informações falsas”, disse Fleming.

Matéria originalmente publicada em Nações Unidas Brasil em 09/07/2021 – Atualizado em 09/07/2021.


A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *