[EXPOSIÇÃO VIRTUAL] HOMENS EM CARVÃO

AFINAL, O QUE É O CORPO DE UM HOMEM?

O que é ser homem para você? Foi ao redor desta pergunta simples, mas de resposta inconclusiva, que o projeto “Homem em carvão” foi construído. São mais de 90 desenhos feitos do mesmo material e técnica junto da reflexão individual de cada modelo voluntário sobre o que é ser homem. A proposta buscava dar uma resposta sobre masculinidade, porém acabou por provocar questionamentos sobre como o corpo do homem se comunica com a sociedade e como isto se reflete em cada indivíduo.


Paulo: “Ser homem é compreender que estamos em constante reconstrução”
Mário? “É ter um corpo trans que inventa, reinventa e desconstrói o padrão da masculinidade.”
Alexandre: “Ser homem é ser uma parte do universo e um universo em si.”

Muitas vezes, a cor da pele é capaz de determinar se o corpo pode ou não ocupar um espaço. Um preto tem mais chances de ser parado em uma blitz policial apenas por estar no “lugar errado na hora errada”. Existem aqueles que nascem no corpo do gênero ao qual não se identificam, como os homens trans – que não sofrem apenas com o julgamento externo, mas em muitos casos convivem com a disforia de gênero (desconforto com o corpo do gênero atribuído ao nascer). Aqui cabe a reflexão: afinal, o que é o corpo de um homem?

(clique nas imagens para vê-las em seu tamanho completo)

O conjunto dos desenhos unido às reflexões dos modelos e do artista deu origem ao livro bilíngue “Homens em Carvão – Men in Charcoal”, que foi custeado através de um financiamento coletivo que ocorreu entre os meses dezembro de 2020 e janeiro de 2021 e contou com o apoio de mais de 200 pessoas. Atualmente, estes e outros trabalhos são divulgados no instagram do artista e em seu website.


Wilton Oliveira é um artista visual independente, com foco, principalmente, na utilização do material carvão como forma de expressão. É estudante de Arquitetura e Urbanismo pela UFBA e Engenheiro de Materiais de formação pela UFABC. Atualmente, mora em São Paulo/SP.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *