[EXPOSIÇÃO VIRTUAL] CONTRAÇÕES

No Brasil, 85% dos partos são cesarianas e 15% normais. O inverso do que recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS). A cultura da cesariana visando o lucro dilacera o desejo da mulher de parir.

Pude ter o privilégio de vivenciar esse momento mais primitivo do ser humano, que é o ato de parir no próprio lar. Durante 30 horas de contração, uma força e resistência indescritíveis da mãe, Malu nasceu em nosso quarto no dia 29 de junho de 2015.

Do dia 19 de junho a 10 de julho, fui aos Correios para enviar um cartão postal para a Malu, um diálogo simples e infantil para oficializar e materializar esse momento. Em uma caixa de papelão, as principais revistas e jornais do dia 29 estão guardados com os cartões postais que Serão entregues a ela no dia 29 de junho de 2030, às 8h35 da manhã.


Guilherme Berganimi é mineiro de Belo Horizonte, e é com a fotografia que Bergamini expressa suas vivências pessoais e visão de mundo. É um entusiasta e curioso pelas novas possibilidades contemporâneas que a técnica permite; persistente, o artista visual tem a fotografia como meio de crítica política e social. Premiado em concursos nacional e internacional, participou de festivais e exposições coletivas em 47 países, além de ter fotografias publicadas em diferentes veículos de comunicação brasileiros e estrangeiros.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *