RELAÇÃO DE CENTAVOS, SENTIMENTO DE MILHÕES

Se você clicou aqui esperando ler sobre relacionamentos românticos, pare. Clique aqui pra ler um escrito antigo, mas que permanece afinado com as minhas atuais concepções sobre relacionamentos, amor e liberdade.

Eu ainda me lembro da primeira vez em que acessei o Facebook; foi em 2011, e a minha intenção era apenas jogar CityVille. Sei exatamente qual foi a minha primeira postagem no Instagram, e quando foi: em 2013, uma foto de balinhas de tamarindo no feed com um filtro muito do brega. A primeira vez que ouvi falar no Twitter, também me lembro quando foi: em 2010, assistindo ao Acesso MTV, apresentado pela MariMoon na época. Nessa mesma época, eu administrava diversos fanblogs no Tumblr e no FlogVip, um Blogspot de poesia autoral, um WordPress de crítica de filmes, e me comunicava ostensivamente via MSN e Skype; e antes disso, eu já tinha estado no Orkut (desculpa, mãe) e no Flogão. Meu primeiro meio de comunicação online foi o e-mail que minha mãe criou pra mim quando ganhei meu primeiro computador, no meu aniversário de 8 anos – e foi só uns anos depois, em 2008, que internet virou coisa de todo dia na minha vida; no início, era discada, restrita a fins de semana e madrugadas, e depois, tinha tempo controlado pra não gastar demais.

Muitos que me leem vão estar pensando: “mas eu sou da época do ICQ!”; e tudo bem. Não é uma competição de quem capinou mais mato desde que chegou aqui, é só a exposição de um raciocínio indutivo para chegarmos ao ponto que quero fazer.

O tempo passou, e o que era um divertimento – uma “paquera”, por assim dizer – se tornou bem mais sério: me formei Jornalista, e trabalho com mídias sociais e digitais desde que me entendo enquanto profissional. A minha relação com todas as mídias que permaneceram ativas desde então, e com as que surgiram nesses últimos 12-13 anos, se tornou um casamento. Um casamento abusivo, eu diria. Relação de centavos. Não precisa muita pesquisa pra se inteirar de dados científicos que alertem sobre o vício em redes sociais, sobre os prejuízos que o uso ostensivo delas podem causar à saúde e sobre o impacto que elas têm na vida de parcela considerável da população, que passa a medir sua própria vida e individualidade pelo metro instagramável. O que venho percebendo, porém, é que sair das redes sociais não é mais suficiente. Quanto mais nos movimentamos para sair, mais elas nos tragam; isso porque são elas próprias que ditam como devemos nos desligar delas e, mesmo quando não estamos postando e engajando, estamos olhando o mundo através de suas lentes. Ou será que você consegue se deitar na rede e abrir um livro pra ler sem tirar nem uma mísera fotinha?

Pessoalmente, eu tenho sérias dificuldades. Tenho dificuldades em brincar com Elis e Elza sem querer gravar tudo de absolutamente adorável que elas fazem. Fui ao show da Duda Beat há algumas semanas, e foi simplesmente IMPOSSÍVEL pra mim não gravar pelo menos um trecho de cada música. Entre as minhas amigas, não é incomum brincarmos: “deixa eu tirar foto porque senão não aconteceu”. Hoje mesmo, dia que estou escrevendo este texto, vou dar uma festa na minha casa e já estou pensando em como posso fazer fotos com as meninas para encaixarmos no mais recente top-áudio do Reels. E quem me segue nas redes sociais não sabe, mas 99% de tudo isso não chega a público; fica acumulado no celular, no computador. E esse acúmulo, seja ele postado ou não, enquanto resultado de um processo e de um recorte pelo qual enxergamos o mundo, me causa sentimentos difíceis.

Essa lente, esse filtro com o qual vestimos nossos sentidos e percepções, me angustia. Invariavelmente, me pego dividida entre a avidez que sinto em registrar e a sensação de que, ao fazer o registro, estou perdendo o momento. Mas não seria o registro uma forma de focar no presente, nos arredores, em detrimento da ansiedade sobre o passado e o futuro, da espiral interna que nos torna alheios ao mundo ao redor? O que é efetivamente ‘curtir o momento’, tantas vezes colocado como contraponto ao ímpeto de fotografar e gravar? E por que a imersão real em algo não poderia incluir o registro?

Essas perguntas permanecem em aberto, e talvez eu nunca consiga respondê-las. Ai de mim, que sou metódica e vivo na busca constante pela forma ideal de viver a vida. O incômodo e a dúvida, porém, mesmo quando nascem de uma relação de centavos, são sentimentos de milhões.


Carol Cadinelli é mulher de palavras (e, às vezes, de fotos). Jornalista pela UFJF, pós-graduanda em Produção Editorial pela LabPub. Gosta de comidas inusitadas, viagens grandes e pequenas, narrativas sáficas, tatuagem, exposições de arte e de São Paulo, onde divide um apartamento com Elis Regina e Elza Soares. Atua profissionalmente como editora na Trama e redatora na VCRP Brasil.


Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$25,00 a R$80,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-9330, ou via direct na nossa página do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *