Assemblage e Ressignificação

Tudo que é lixo e sobras é para mim
força propulsora, gestual, manual e transformadora

A natureza das assemblages provém de um processo arqueológico e intuitivo. A partir do recolhimento de materiais desgastados pelo tempo, principalmente madeiras empilhadas à espera de incineração, o trabalho emerge ao meu olhar, é fecundado. Acolho os materiais em grupos e os reorganizo – sinto texturas, cores, maciez/rigidez, cheiros, rugosidades, formas, tamanhos…

A cultura material, sua produção, consumo e descarte constituem um fio temático da minha criação, conferindo-lhes visibilidade artística e estética. Fragmentos de materiais deixados para trás, abandonados nas trajetórias humanas, pulsam, em mim, ressignificação sensorial e potência criativa. Assim os traduzo como fragmentos de sentimentos, fragmentos de cura. Sob olhar cuidadoso, minucioso e sensível, cortes,
sulcos e frestas se despem como feridas materiais que clamam por libertação, por personificação, por revitalização.

O costurar com arame frio e duro, o derreter com cera quente e mole, o estancar das fendas com dobradiças atuam na obra como força de resistência. A poética da obra busca exprimir como, pela força propulsora da arte, os elementos materiais podem se tornar ativos, agentes e, em arranjos estético-formais, propor
reflexões sobre questões urgentes da atualidade, como a construção de uma consciência ecológica e pró-vida.

Desafiar o olhar do espectador, instigando-o a pensar sobre dualidades dolorosas como riqueza/pobreza, belo/feio, construção/destruição, novo/velho, útil/inútil… – esse é o propósito da minha criação.


Soraya Kolle é artista Visual e cenógrafa, pós-graduada em História das Artes Teoria e Crítica pela Faculdade Paulista de Artes – FPA e graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Seu processo criativo surge do entrelaçar de sua trajetória inicial em um universo cenográfico sem recursos, onde materiais alternativos abriam um leque para experimentações e pesquisas e que agora resultam em suas esculturas, pinturas e assemblages.


Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$25,00 a R$80,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-9330, ou via direct na nossa página do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *