Colocados e Perdidos 

Colocados e Perdidos, 2017, registra a violência e a impunidade relacionada às práticas de abuso da terra, de poder institucional e de mão-de-obra. Uma economia inclinada-estabelecida na violação de tudo o que estiver pela frente – sempre e sempre, sem parar. No Bairro São José, área rural-marginal da cidade de São Joaquim de Bicas, MG, a mineradora MMX, do empresário Eike Batista, adquiriu um local para a construção de um alojamento que abrigaria mais de 2 mil trabalhadores nos projetos de mineração do ano de 2014 em diante. Entretanto, com o alojamento quase concluído, a obra é cancelada e o terreno abandonado. Sem qualquer projeto para a recuperação da área, o espaço ficou vulnerável, paralisado num looping de destruição – cada vez mais seco, mais devastado, menos água corrente, menos vida local. Apenas profunda mudança de paisagem e paralisação de potências. Colocados e Perdidos denuncia, através da caminhada pelo espaço, situações aplicadas ao cotidiano de áreas onde a mineração impera e que assistimos com ‘surpresa’, mas esquecemos logo que a mídia o faz. No fim, a violência destas instituições é como um homem que passa – de passagem estava, e não volta, não repara, não se importa. 


Fernando Hermógenes da Silva, brasileiro, educador social, performer, videoartista. Desde 2008 desenvolve processos de educação artística em escolas públicas no país. Participou de festivais e exposições com performances, instalações e vídeos no Brasil, Estados Unidos, Argentina, Bangladesh, Colômbia, Alemanha, Grécia, Índia, Holanda, Paraguai e Venezuela. É curador da Residência Livre de Vida Performativa-RLVP, junto a Isabela Bentes e Juliana Gaillac e do Museu do Status do Hermógenes-MuSHer. 


Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$25,00 a R$80,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-9330, ou via direct na nossa página do Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *