Murilo Mendes: apropriações da história do Brasil 

Desde que uma pessoa ao menos sentiu, assimilou,  

comeu (como diz o Apocalipse) o que a gente  

escreve, já não terá sido inútil a gente publicar um  

livro.     

             (Carta de Murilo Mendes para Mário de Andrade. Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1944)

O livro Murilo Mendes: apropriações da história do Brasil consiste em um estudo sobre a obra História do Brasil, do poeta juiz-forano Murilo Mendes, considerado pela crítica especializada um dos maiores expoentes da literatura brasileira do século XX. Esta publicação é o resultado de 20 anos de convívio diário com um acervo precioso de livros e obras de arte de uma forma nunca antes observadas por mim, resultando em uma dissertação de mestrado defendida, em 2010, no Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Lançado agora com algumas modificações e acréscimos, buscamos facilitar a compreensão e proporcionar uma leitura leve. Para tal, procuramos eliminar os termos acadêmicos, sem com isso mudar a temática principal. Dessa forma a leitura está descomplicada e também ilustrada! É importante informar que a ortografia das transcrições dos poemas e citações foi atualizada para a norma vigente e mantidas as grafias adotadas por Murilo Mendes para as palavras estrangeiras. 

Nascido em Juiz de Fora, em 13 de maio de 1901, Murilo Mendes é filho de um funcionário público e de uma dona de casa “afeiçoada ao canto e ao piano”. Ainda menino, teve os primeiros contatos com a poesia e a literatura. Na adolescência, revelou uma de suas características mais marcantes: a inquietude. Abandona cursos e foge de colégios. Aluno indisciplinado, recusa-se a continuar os estudos, tornando-se, assim, “um grande problema para a família.” 

Com a rebeldia instalada irremediavelmente, Murilo Mendes trabalha em diversas funções, todas sem sucesso: telegrafista, prático de farmácia, guarda-livros e funcionário de cartório. Tentou a carreira de magistério, ministrando aulas de francês, mas não conseguiu se firmar na atividade.  

A inconstância na área profissional fez com que seu irmão, que chefiava a comissão de tombamento da Lagoa Rodrigo de Freitas, o levasse para o Rio de Janeiro, no ano de 1920, com o objetivo de lhe arrumar a função de arquivista na Diretoria do Patrimônio Nacional do Ministério da Fazenda. 

No Rio de Janeiro, exerceu diversas atividades profissionais, enquanto intensificava a relação com a literatura. À medida que impulsionava sua carreira literária e se tornava conhecido, aumentava o interesse de literatos renomados e artistas em geral a respeito de sua personalidade incomum. 

Nos anos de 1950, o poeta é convidado para uma Missão Cultural na Europa, onde ministra palestras sobre a cultura brasileira, e firma-se, em 1957, como professor na Universidade de Roma. 

Desde suas primeiras obras, Murilo Mendes se revelou um poeta de espírito lúcido e forte, possuidor de uma inteligência original e consciente de seu momento histórico. Sua poesia refletiu um artista moderno e criativo no contexto da literatura brasileira. É o caso do livro de poemas História do Brasil, publicado pelo poeta juiz-forano em 1932, e que pode ser considerado fruto da assimilação e recriação de textos de outros autores por parte do poeta natural de Juiz de Fora. Este é o seu segundo livro, lançado justamente no período em que o Movimento Modernista atingiu seu grande momento criativo com a publicação de várias obras, entre elas: Macunaíma, de Mário de Andrade e Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade. 

Em sintonia com as manifestações de artistas e intelectuais do período, História do Brasil inverteu o discurso historiográfico nacional. O poeta expôs – por meio de 60 poemas – os mitos e os descréditos da história do país, destacando acontecimentos e personagens, e contestando a versão oficial escrita em manuais didáticos. Com as armas do humor e da ironia, Murilo Mendes ridicularizou nossos mais respeitáveis heróis e realizou um denso diálogo com a historiografia, revelando versões socioculturais da história brasileira, que foram “esquecidas” em diversas dimensões. 

Através de uma construção anedótica e irreverente, utilizou o recurso dos poemas-piadas ou poesia-piada, designação dada a um tipo de poesia curta e cômica surgida com o principal movimento literário do século XX, o modernismo. A proposta era romper com a linguagem grandiloquente e rebuscada da tradição clássica parnasiana e dar início à formação de uma identidade genuinamente brasileira na literatura, com a fala espontânea da rua e a gíria, por exemplo. Este recurso à brincadeira, à galhofa, à paródia e à sátira foi uma das características que fez com que o Modernismo incomodasse tanto a cena literária brasileira. 

Autores como Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira e Murilo Mendes, entre outros, foram adeptos deste gênero, com características diferentes entre si. Entre os escritores contemporâneos que utilizaram este recurso de linguagem irônica e humorística, estão os poetas chamados “marginais”, como Paulo Leminski, Cacaso, Chacal e outros. 

Durante toda sua vida, foi leitor voraz de obras literárias, filosóficas, espirituais, históricas e de tantos outros gêneros. Naturalmente, essas obras participaram ativamente de seu projeto poético. Nosso estudo propõe, justamente, penetrar no universo poético muriliano, tendo como pano de fundo essa que é uma de suas obras iniciais, História do Brasil que pode ser considerada fruto da assimilação e recriação de textos de outros autores por parte do poeta natural de Juiz de Fora.  

Para a análise do livro, foi fundamental a abordagem da “História Cultural” e dos conceitos empregados por historiadores que buscam compreender a “prática”, a “representação” e a “apropriação cultural” para entenderem como a realidade social é construída e pensada em diferentes lugares e momentos. Melhor desenvolvidos pelo historiador francês Roger Chartier, o emprego desses conceitos possibilitou refletir sobre as formas narrativas do discurso histórico e literário, assim como acerca da realidade na qual o poeta estava imerso. Tendo em vista que esse tipo de análise relaciona a história dos textos, dos livros e das práticas de leitura ao mesmo tempo em que lança luz sobre o processo de produção, circulação, consumo, práticas, usos e apropriações do indivíduo sobre o conteúdo lido.  

Dessa maneira, para interpretar História do Brasil, também foi necessário situar e observar em qual contexto cultural o livro foi produzido por Murilo Mendes, bem como qual a relação dessa obra com outras produções culturais compreendidas entre as décadas de 1920 e 1930. Essas reflexões foram fundamentais e pertinentes para a compreensão de como a história foi vista e sentida pelo poeta. Além disso, buscar entender os diálogos intertextuais empreendidos por ele possibilitou perceber suas relações com historiadores, escritores e demais intelectuais nesse período de grande efervescência cultural e política, marcado por manifestações de diversos tipos e em diversos lugares do Brasil. 

A coleção de livros, documentos e obras de arte do poeta e crítico de Juiz de Fora foram preservadas e estão alocadas no Museu de Arte Murilo Mendes, situado em sua cidade natal. De um modo geral, ao observar esta coleção, podemos perceber os traços de sua personalidade e de suas relações sociais, familiares e afetivas. Muitos livros pertencentes ao valioso acervo contêm anotações e comentários feitos pelo próprio escritor. Essas “marcas” pessoais deixadas nas obras constituem um importante campo de investigação, pois possibilitam perceber como a leitura de determinados escritos influenciou a ideia de história concebida pelo poeta. Trata-se quase sempre de comentários curtos e citações que, além de revelarem seus interesses de leitor, permitem algumas vezes estabelecer relações entre a leitura e suas concepções literárias e artísticas ou a sua própria produção e os discursos que a envolveram. 

No livro História do Brasil, por exemplo, é possível encontrar temas observados em uma importante obra nacional: Retrato do Brasil, de Paulo Prado, que provavelmente influenciou Murilo Mendes a construir as imagens do livro publicado em 1932. Assim sendo, estabelecer algumas relações com essa obra foi bastante apropriado para buscar reconstruir a maneira como ela, produzida contemporaneamente à História do Brasil, pode ser apreendida, manipulada e ressignificada pelo poeta.  

Essas influências e anotações, alguns dados significativos do perfil de Murilo Mendes (enquanto intelectual e leitor), aspectos do contexto histórico em que o livro História do Brasil foi escrito e publicado, bem como a repercussão de seu lançamento na sociedade brasileira serão temas recorrentes do livro Murilo Mendes: apropriações da história do Brasil. Da mesma forma, foram observados com mais ênfase na análise dessa obra o discurso utilizado pelo poeta, por meio da sua poesia, as características da história nacional que são (des)valorizados por ele e as interpretações acerca de questões envolvendo identidade e nação.  

Sessenta poemas compõem o livro do poeta mineiro, e existem inúmeras possibilidades de desvendá-los. Nesse sentido, o objetivo deste livro é apenas chamar a atenção do público leitor para um livro fascinante, assumindo a impossibilidade de esgotá-lo somente em um único estudo. A preferência por privilegiar o maior número possível de poemas a serem analisados em determinadas temáticas (descobrimento, escravidão, desenvolvimento, política, mestiçagem e outros) permite ao público ampliar os leques de possibilidades interpretativas no que diz respeito aos eventos, situações históricas e personagens tratados em História do Brasil

A obra de Murilo Mendes vem sendo conhecida e reconhecida, principalmente a partir de diversos estudos nacionais e internacionais. Este trabalho contribui para a divulgação da vida e obra do poeta juiz-forano e destaca-se pela proposta diferenciada de apresentar poesia e história de forma leve, agradável e criativa. Aqui segue nossa pequena contribuição, mesmo ciente de que outras ideias e pesquisas surgiram nos últimos anos. 


Lucilha de Oliveira Magalhães é graduada e mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também se especializou em História de Minas Gerais. É também especialista em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo. Trabalha há 22 anos com o acervo bibliográfico e documental do poeta Murilo Mendes, alocado no Museu de Arte Murilo Mendes da Universidade Federal de Juiz de Fora. 


Clique na imagem e conheça nossa loja virtual!
Clique na imagem para mais informações.

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *