OIM abre chamada para festival de cinema sul-americano sobre migração

Está aberta até 23 de outubro a chamada oficial para a edição sul-americana do Festival Internacional de Cine sobre Migração (GMFF, sigla em inglês), o maior festival de cinema sobre a temática do mundo, promovido pela Agência da ONU para Migrações (OIM).

Com o tema “histórias que mobilizam”, a edição deste ano do evento busca filmes que reflitam os desafios e oportunidades da migração. Perspectivas criativas e não estereotipadas que retratam ações positivas e histórias inspiradoras serão bem-vindas. 

O festival será realizado em dezembro, no Equador e em vários países do mundo, como parte da comemoração do Dia dos Direitos Humanos e do Dia Internacional do Migrante. 

Legenda: O GMFF, em sua edição de 2022, busca promover o diálogo sobre migração e suas amplas e enriquecedoras possibilidades de entendimento.
Foto: © OIM

A Agência da ONU para Migrações (OIM) abriu, em 3 de outubro, a chamada para a edição sul-americana do Festival Internacional de Cine sobre Migração (GMFF, sigla em inglês), o maior festival de cinema sobre a temática do mundo.

A iniciativa, criada em 2016, tem como objetivo informar, entreter, educar e fomentar o debate em torno da migração, uma problemática que, somente em 2020, afetou 281 milhões de pessoas– número equivalente a 3,6% da população mundial, segundo o “Relatório sobre as migrações no mundo”, de 2022.  

Na edição deste ano, o GMFF busca promover o diálogo sobre migração e suas amplas e enriquecedoras possibilidades de entendimento; além de conectar os diferentes públicos aos desafios e oportunidades que surgem com a migração humana, a qual tem contribuído com alguns dos principais componentes do cinema desde que a arte foi inventada – precisamente por migrantes – há quase dois séculos.  

O tema deste ano é “histórias que mobilizam”, promovendo filmes que refletem os desafios e oportunidades da migração. Perspectivas criativas e não estereotipadas que retratam ações positivas e histórias inspiradoras serão bem-vindas. Além disso, a OIM busca promover histórias que gerem reflexão, conscientização e ação para contribuir com a inclusão.  

O festival será realizado em dezembro, no Equador e em vários países do mundo, como parte da comemoração do Dia dos Direitos Humanos e do Dia Internacional do Migrante. 

A seleção oficial de filmes será definida com base em critérios de seleção estabelecidos por comissões e júris com conhecimento no tema. A chamada completa, que permanecerá aberta até 23 de outubro às 23:59 (UTC -03:00), e o regulamento podem ser vistos nos respectivos links, em espanhol. Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail oimecprensa@iom.int.

Artigo publicado originalmente em ONU Brasil no dia 17/10/2022


A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais.


Clique na imagem e conheça nossa loja virtual!
Clique na imagem para mais informações.

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *