Ars Moriendi Brazil

ARS MORIENDI BRAZIL, da série Histórias do afeto.   

A pintura transcende o tempo, tem um título curioso e recorrente em obras do século XVI que lidavam com o enfermo momentos antes de ter a vida ceifada. Resgatar o conceito para o século XXI retirando toda a teatralidade alegórica do tema de pintura numa visualidade difusa como dente de leão que solta suas sementes ao ar num ato efêmero e encantado, isso tem um poder. 

Ars Moriendi – ou a arte da morte, em livre tradução – retratava em livros e ilustrações o destino das pessoas que estavam prestes a morrer. Registros de cenas mostravam que a peste assolava as vidas e suas vítimas findam o último ato de estar aqui. Rodeada por seus entes queridos (ou não) aguardando a sua passagem. 

A pintura é um gesto simbólico da cerimônia fúnebre. Retira o espetáculo de dor e sofrimento e mostra com delicadeza o quão é delicado e íntimo o momento da despedida. Num suspiro de conforto traz acalanto e solicitação para que nenhuma dor seja naturalizada e banalizada. 

Acrílica s/ tela, 60 x 80 cm – 2020 


Luciano Carmo é artista visual e professores de arte na educação básica. Trata conceitualmente a produção visual com a ideia de Imaginário dos afetos. Utiliza a pintura, o desenho, monotipias e objetos em ações e práticas reflexivas acerca da memória afetiva, do corpo e da latência. 


Clique na imagem e conheça nossa loja virtual!
Clique na imagem para mais informações.

Esse espaço maroto de apoio e fomento à cultura pode mostrar também a sua marca!

Agora você pode divulgar seus produtos, marca e eventos na Trama em todas as publicações!

No plano de parceira Tramando, você escolhe entre 01 e 04 edições para ficar em destaque na nossa plataforma, ou seja, todas as publicações das edições publicadas vão trazer a sua marca em destaque nesse espaço aqui, logo após cada texto e exposição . Os valores variam de R$40,00 a R$100,00.

Para comprar o seu espaço aqui na Trama é só entrar em contato através do whatsapp: (32) 98452-3839, ou via direct na nossa página do Instagram.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *